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Como otimizar as atividades e tornar sua clínica produtiva?

Escrito por feegowclinic | 28 Dezembro 2019

As rotinas médicas demandam tempo e dedicação de todo o corpo clínico. Sendo assim, ter uma clínica produtiva afeta diretamente seus pacientes.

Antes de tudo, estabelecer uma relação de confiança com seus pacientes é fundamental para o negócio.

A otimização das tarefas é o primeiro passo para que a sua equipe médica mantenha o foco na qualidade e eficiência dos serviços prestados aos pacientes.

Falar sobre esse assunto é importante para o crescimento da sua clínica e o aumento da sua produtividade, trazendo modernização.

Aliado a isso, é preciso identificar individualmente os pontos que precisam de melhorias, pois só assim será possível otimizá-los.

Por que é importante ter uma clínica produtiva?

Ter uma clínica produtiva é importante para obter resultados de lucratividade na empresa. 

Com efeito, a produtividade não impacta apenas a rentabilidade, mas também o dia a dia de diversos setores da clínica. Isto é, a rotina do atendimento, das consultas e da gestão se torna mais tranquila.

Realizar as tarefas em menos tempo, entregando um serviço de qualidade, é o ponto alto de uma clínica produtiva.

Trabalhar nesses aspectos é vital para garantir a satisfação e fidelização do paciente. 

Afinal, com uma clínica produtiva, é possível ter uma boa gestão do tempo. Quando os processos são realizados com agilidade, a espera em filas diminui.

Com isso, o atendimento passa a ser feito de forma harmoniosa, sem a preocupação com uma sala lotada.

Por fim, é importante ressaltar que uma clínica produtiva deve mostrar a organização e maturidade da empresa. Estes são fatores cruciais para construir credibilidade e, assim, atrair cada vez mais clientes.

Como tornar a clínica mais produtiva?

Para tornar a sua clínica produtiva, não há mistério! Utilizando a tecnologia a seu favor, já é possível manter a gestão do negócio eficiente.

Pensando nisso, separamos algumas estratégias de fácil aplicação para otimizar tarefas da clínica. Confira:

Recepção dos pacientes

O primeiro contato entre a clínica e o paciente é através da recepção. A recepcionista fica responsável por fazer os agendamentos e direcioná-lo corretamente até a sala do médico.

Cada vez que o paciente vai à clínica, ele não deseja apenas cuidar da sua saúde. Como um bom consumidor, ele espera um bom tratamento, com o cuidado necessário e avalia o atendimento de acordo com a experiência vivida.

A recepcionista cuida dos agendamentos por telefone, faz as marcações e confirmações de consultas e, muitas vezes, é encarregada de responder às dúvidas dos clientes.

Com esse acúmulo de funções, ela pode não conseguir se dedicar integralmente a todas, possibilitando erros nos agendamentos ou o tratamento inadequado a um paciente.

Agenda

Com uma agenda inteligente e intuitiva, aumenta-se a produtividade da colaboradora e automatizam-se os processos. Assim, a sua clínica pode confirmar automaticamente a consulta dos pacientes, abandonando o trabalho manual.

Confirmação de consultas automática

Você já deve ter se perguntado o porquê de manter contato remoto com seus pacientes. A confirmação de consulta automática reduz bastante o número de absenteísmo em sua clínica, já que a maioria das faltas está associada ao esquecimento do paciente diante da marcação.

Agendamento online

Esse é um ótimo recurso para automatizar tarefas. Com ele, o paciente pode marcar suas consultas remotamente, sem precisar se deslocar até a clínica ou demandar o tempo da recepcionista no telefone, enquanto ela poderia focar nos pacientes na sala de espera.

Dar essa autonomia ao paciente garante agilidade e não dá margem a erros, além de eliminar os horários vazios na agenda dos médicos.

Todas essas tecnologias contribuem para a satisfação dos clientes. Se o objetivo principal do seu negócio é fidelizar pacientes, os pontos citados são de extrema importância.

Atendimentos personalizados

Outra área a ser otimizada diz respeito aos atendimentos. Não é novidade que fornecer qualidade para os pacientes nessa hora aumenta suas chances de fidelização. E o mais importante: mantém a boa reputação da clínica.

Quanto mais praticidade na rotina clínica, maior a produtividade dos médicos. Isso reduz o tempo em processos internos e, assim, os profissionais poderão focar no atendimento de qualidade para seus pacientes.

Isso tudo lembrando que cuidar dos seus pacientes é essencial. Priorize o atendimento humanizado, entendendo as necessidades e investindo na valorização das pessoas.

Manter os dados dos pacientes atualizados

Você já perdeu a ficha ou cadastro de um paciente? Além de gerar transtorno e prejudicar a sua clínica, isso contribui para que ela ganhe a fama de desorganizada, fazendo com que o público não retorne.

O que seu paciente quer é agilidade desde o momento em que chega à clínica. Ter em mãos os seus dados, traz rapidez e eficiência para os atendimentos. 

Antes mesmo do paciente chegar ao consultório, o médico já tem todas as informações na tela do seu computador com o armazenamento em nuvem.

Armazenamento em nuvem

É a forma mais segura e sigilosa em que se pode manter os dados dos seus pacientes, pois reduz perdas e eventuais aborrecimentos por parte dos seus clientes.

Prontuário eletrônico

Imagine ter acesso a todos os dados dos pacientes, desde anamneses até pedidos de exame em um único lugar.

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma ferramenta 100% digital que mantém as informações de cada paciente à disposição dos médicos. O melhor é que ele pode ser consultado remotamente ou antes mesmo da pessoa chegar à clínica.

Atente-se para a gestão financeira

Todas as áreas da clínica são importantes, principalmente a parte financeira. Afinal, ela também é uma empresa e precisa estar atenta ao fluxo de caixa. Ou seja, todos esses processos financeiros demandam atenção e cuidado para não prejudicar o seu negócio.

Investindo em automação, a sua clínica pode lucrar mais e se desenvolver no mercado.

Escolha um software de gestão clínica

Optar por um software clínico ainda é a melhor opção, caso o seu objetivo seja otimizar as tarefas da sua clínica. 

Quer gerenciar de maneira inteligente a agenda médica? Ou ter uma gestão financeira eficiente? E controlar suas finanças? Um sistema médico pode lhe proporcionar tudo isso!

Não seria ótimo realizar pagamentos já no agendamento? Ou seja, junto à agenda, ter informações financeiras dos pacientes que indiquem o valor do atendimento, se possui convênio ou não etc. E, caso seja possível, realizem a emissão de nota fiscal e gerem recibos para o cliente em apenas um lugar.

Ter em mãos relatórios para alavancar a gestão da sua clínica e saber o que entra ou sai é imprescindível. 

Mantenha os dados dos pacientes em um ambiente seguro e de fácil acesso, controle o seu financeiro e, o mais importante, automatize! Assim, sobra mais tempo para cuidar da saúde e do bem-estar dos seus pacientes.

Adquirir um software de gestão é o primeiro passo para otimizar as tarefas da clínica.

Já que, através dele, pode-se gerar relatórios, acompanhar o fluxo de entrada e saída, medir a produtividade da equipe médica e muito mais. Pois o sistema fornece todas as informações corretamente, sem chances de erro.

Aumentando a capacidade produtiva da sua clínica

Para tornar a clínica produtiva, é necessário seguir alguns passos que tornarão a gestão mais eficiente e sua equipe preparada:

1. Mapeie os processos internos

Para reformular a operação e ter uma clínica produtiva, é necessário primeiro conhecer em detalhes os processos atuais.

Sendo assim, mapeie cada setor e identifique os seus pontos de convergência. Verifique como se dá a interação entre o recebimento de valores no caixa da recepção e o setor financeiro, por exemplo.

Inclua neste levantamento todos os processos e seus responsáveis. Este procedimento é importante para descobrir a ocorrência de etapas desnecessárias ou redundantes.

2. Automatize os processos

Depois de mapear os processos, os gestores verão com mais clareza o funcionamento da empresa como um todo. 

Com base nessas informações, eles decidem o que pode ser reformulado ou descartado e automatizado.

Uma das atividades que podem ser automatizadas, por exemplo, é o envio de laudos médicos para especialistas, sem a necessidade de destacar um funcionário somente para essa tarefa.

Aqui a tecnologia é uma grande aliada para tornar possível as automatizações. Diversos processos podem ser feitos com o seu auxílio, tais como o agendamento de consulta, o controle de estoque, os relatórios financeiros e assim por diante.

3. Promova treinamentos para a equipe

Nem todas as pessoas têm facilidade para lidar com a tecnologia. Portanto, para que as automatizações funcionem corretamente, é preciso que a equipe esteja preparada para lidar com as novas ferramentas.

Para isso, será preciso fazer treinamentos com a equipe para que ela se familiarize e consiga utilizar todo o seu potencial.

Vale ressaltar que a capacitação é importante não só para questões tecnológicas, como para habilidades específicas de cada profissional.

Uma clínica produtiva depende também da atualização e manutenção dos conhecimentos da sua equipe.

4. Tenha uma cultura de feedbacks

Para manter a motivação do time, é essencial que os gestores reconheçam os esforços dos seus colaboradores e apontem o que precisa ser melhorado.

A dica aqui é fazer os feedbacks positivos em grupo e os negativos de forma individual. 

Dessa forma, os colaboradores se sentirão mais motivados e unidos, e entenderão o seu papel na empresa.

Invista em tecnologia e torne sua clínica mais produtiva

Investir em tecnologia é a melhor forma de tornar a sua clínica produtiva. Há diversas ferramentas que auxiliam na performance da empresa.

Com um sistema de gestão clínica, por exemplo, você obtém os melhores resultados com uma equipe mais enxuta.

Esta é a grande vantagem de investir em tecnologia: fazer mais com menos!

Integração dos setores

A tecnologia permite criar um fluxo maior de interação entre os setores. Isto ocorre em um software médico com a integração das diferentes áreas da clínica.

Com um sistema integrado, todas as ações da clínica podem ser acompanhadas em um mesmo lugar. Dessa forma, os processos que os funcionários realizam são padronizados. 

Este aspecto, juntamente com a automatização, reduz substancialmente a possibilidade de falhas humanas - que são um entrave para uma clínica produtiva.

Centralização de dados

A informação tornou-se um dos bens mais valiosos hoje. Isso porque a tecnologia permite a análise precisa dos dados para a tomada de melhores decisões.

Por isso, uma característica valiosa dos softwares de gestão clínica é a centralização dos dados. As informações produzidas em todos os setores da empresa são acessíveis e centralizadas.

Dessa forma, é possível gerar relatórios sobre agendamentos, finanças, estoques e assim por diante.

Gerenciador de relacionamento com o cliente

Conhecido pela sigla em inglês para Customer Relationship Management, o CRM usa as informações relevantes dos pacientes para estabelecer uma comunicação assertiva.

Esse recurso também é muito útil para criar as estratégias de marketing da sua clínica.

Por exemplo, é possível usar os dados coletados no CRM para direcionar uma campanha nas redes sociais a pessoas com o perfil semelhante ao de seus clientes ideais.

Como você viu, automatizar sua clínica é a melhor forma de torná-la mais produtiva.

Sendo assim, para se aprofundar ainda mais neste assunto e colocar em prática as dicas deste post, baixe nosso e-book sobre automatização de clínicas!

 

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Perguntas frequentes:

O que é uma clínica produtiva?

É a clínica que realiza tarefas repetitivas de forma automatizada, reduzindo o tempo que seria gasto por uma pessoa - caso aquela ação fosse realizada manualmente.

Como tornar a clínica produtiva?

Fazendo um mapeamento dos processos que podem ser descartados e automatizados. Depois, usando a tecnologia para otimizar esses processos e promovendo treinamentos, além de manter a equipe motivada.

Por que investir em tecnologia na sua clínica?

A tecnologia oferece as melhores soluções para tornar a sua clínica produtiva. Por meio de suas ferramentas de otimização, a gestão se torna muito mais precisa.