Se você é médico, mais do que ninguém sabe da importância do check up médico para os seus pacientes.
No entanto, vale a pena conferir as questões mais importantes que eles devem saber sobre essa prática.
Neste texto, passaremos pelas principais perguntas sobre check up médico, relacionando as respostas ao ponto de vista do paciente e da clínica. Confira!
É o tipo de consulta em que um paciente assintomático vai até o médico para saber sobre o seu estado de saúde por meio de exames de avaliação.
Trata-se de uma medida de prevenção e promoção da saúde. A prática possibilita o diagnóstico precoce de doenças e também ajuda a rastrear fatores de risco.
Muitos profissionais ficam na dúvida sobre quais exames solicitar em consultas de check up médico.
Isso porque, existem poucos exames de rastreamento com eficácia comprovada para diagnósticos precoces.
Por isso, para não solicitar exames desnecessários, o médico precisa fazer uma investigação minuciosa dos hábitos do paciente.
Assim, ao identificar os fatores de risco associados ao estilo de vida do paciente, o check up médico é o momento ideal para explicar como os hábitos impactam em sua saúde.
O check up médico é importante sobretudo para a promoção da saúde dos pacientes e para a prevenção de doenças.
Existe uma corrente de pensamento dentro da comunidade médica que afirma que, o médico do futuro, no lugar de prescrever remédios, irá instruir seus pacientes sobre os cuidados com a saúde.
Essa ideia é baseada em uma frase do inventor Thomas Edison, em uma de suas previsões sobre o futuro.
Obviamente, não devemos interpretar essa frase de forma literal, pois os tratamentos terapêuticos continuarão relevantes. No entanto, a ideia é que o foco da medicina deixará de ser reativo para se tornar preventivo.
Neste sentido, o check up médico se mostra como uma das atividades mais importantes desse novo paradigma que está surgindo.
Isso porque, nesse tipo de consulta, o médico tem a oportunidade de instruir seus pacientes de forma personalizada.
Afinal, ele realiza uma investigação pormenorizada dos hábitos de vida do paciente identificando os seus fatores de risco em conjunto ao histórico familiar e patológico do mesmo.
A partir dessas informações, o profissional da saúde pode focar o atendimento nas práticas de promoção da saúde.
Isso é muito importante, visto que manter a saúde das pessoas é mais fácil do que curá-las de doenças, além de gerar menos custos assistenciais.
Isso depende de alguns fatores como idade, sexo, presença de doenças crônicas, etc. Os homens, por exemplo, precisam fazer o exame de próstata depois dos 40 anos. Já as mulheres entre 50 e 69 anos, devem fazer a mamografia periodicamente.
Contudo, o check up médico pode ser realizado com qualquer idade, com a frequência que o profissional julgar necessária.
Geralmente, pacientes assintomáticos realizam essa consulta uma vez a cada dois anos, para que o médico possa acompanhar sua saúde ao longo do tempo.
Já para os pacientes crônicos, recomenda-se que a consulta seja feita pelo menos uma vez a cada seis meses.
Além desses grupos, existem os pacientes com fatores de risco, como pessoas obesas, com histórico familiar de doenças graves, idosos, etc., que devem fazer o check up médico pelo menos uma vez ao ano.
Vale ressaltar que essas recomendações são gerais, de modo que cada paciente apresenta necessidades diferentes de acompanhamento.
Em geral, os exames que fazem parte de um check up médico são os seguintes:
Existe um debate na literatura médica sobre quando solicitar um determinado exame durante o check up.
Isso porque também existem riscos associados aos exames. O principal deles é quando o exame apresenta um falso-positivo.
Nesses casos, o paciente precisará passar por exames mais caros e invasivos sem necessidade.
Em algumas situações, a pessoa pode até mesmo ser submetida a um tratamento para uma doença que não têm, o que pode causar danos físicos e psicológicos.
Por esse motivo, recomenda-se o uso racional dos exames médicos. O professor da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Milton de Arruda Martins, propõe quatro condições para considerar um exame adequado em um check up:
A quarta condição é a mais importante. Afinal, considerando os riscos, só faz sentido investigar uma doença em pacientes assintomáticos se o tratamento nessa fase realmente represente maiores chances de cura.
É importante buscar a ajuda de organizações dedicadas a compilar evidências científicas para elaborar recomendações bem fundamentadas.
Esse é o caso de instituições como a Canadian Task Force on Preventive Health Care (CTFPHC) e a U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF) que disponibilizam esse tipo de informação de forma gratuita em seus sites.
O Canadian Task Force on Preventive Health Care é um grupo independente formado por quinze especialistas em cuidados primários.
O objetivo do grupo é criar diretrizes baseadas em evidências científicas atuais, sem as amarras da indústria e do governo.
O U.S. Preventive Services Task Force possui o mesmo objetivo e também é formado por um grupo de profissionais voluntários.
Contudo, além de especialistas em cuidados primários, o grupo conta com profissionais dedicados aos cuidados preventivos em outras especialidades, como saúde mental, obstétrica, ginecologia, pediatria e medicina da família.
São vários os especialistas que podem realizar o check up médico. Abaixo listamos os principais deles:
Embora seja possível fazer o check up com todos esses especialistas, o clínico geral ainda é o mais importante, pois possui conhecimentos de todas as áreas da medicina.
Assim, ele pode encaminhar o paciente para um check up com outros especialistas, conforme a necessidade do paciente.
Existem vários diagnósticos que um check up médico pode revelar. Abaixo listamos os principais deles:
O principal motivo para não adiar o check up médico é a detecção precoce de doenças. Quanto mais tempo o paciente espera para consultar, mais aumenta as chances de uma doença se manifestar.
Por isso, para aproveitar os benefícios do check up médico é importante que o paciente vá ao médico o quanto antes.
Além disso, é importante que o paciente frequente a clínica para receber instruções personalizadas sobre o autocuidado.
Afinal, o médico consegue investigar minuciosamente os hábitos do paciente para mostrar quais deles representam riscos para sua saúde.
O check up médico possibilita o diagnóstico precoce de doenças que ainda não apresentaram sintomas.
Esse é um benefício porque é possível obter desfechos clínicos melhores para uma série de doenças quando o tratamento começa na fase pré-sintomática.
As consultas de check up são ótimas oportunidades para o médico implementar medidas de promoção da saúde, instruindo seu paciente sobre o autocuidado e sobre a importância dos hábitos saudáveis.
Desse modo, o paciente mantém sua saúde em dia, o que significa menos custos assistenciais para a clínica. Afinal, quanto mais complexo for a doença, mais recursos serão necessários para tratá-la.
Como o check up médico é realizado periodicamente, a prática permite fortalecer os laços entre o médico e o paciente.
Além disso, o profissional tem a vantagem de acompanhar a saúde do paciente ao longo do tempo. Tal fator fornece mais informações para diagnósticos futuros.
Como você viu, o check up médico é uma atividade importante para a promoção da saúde dos pacientes e possui benefícios também para a clínica.
Você também conferiu o debate em torno das solicitações de exames, que precisam ser realizados de forma racional para que realmente façam a diferença na vida do paciente.
Por fim, gostaríamos de te ajudar a obter os melhores resultados em sua clínica, por isso disponibilizamos um modelo de laudo médico.
Com ele você padroniza seus documentos, ganha agilidade e reduz erros humanos. Clique aqui para conferir!
É o tipo de consulta em que um paciente assintomático vai até o médico para saber sobre o seu estado de saúde por meio de exames de avaliação.
Hemograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, colesterol, glicemia e triglicérides.
Diagnóstico precoce de doenças, promoção da saúde do paciente e fortalecimento dos laços na relação médico-paciente.