Com a regulamentação da telemedicina, outras ferramentas digitais foram aplicadas aos atendimentos a distância. O certificado digital para médicos é uma delas.
Não é de agora que a telemedicina está na pauta da comunidade médica. Em paralelo à evolução das consultas remotas, a certificação digital também se tornou muito necessária para compor o atendimento.
Para aqueles que buscam mais segurança no ambiente digital, ou para quem quer dar os primeiros passos nas novas tecnologias, é preciso atualizar-se para não ficar atrás!
Mas como essa evolução está cada vez mais rápida, acompanhar todas as inovações em saúde pode ser um desafio.
Por isso, neste post, você vai conferir um passo a passo rápido para obter o certificado digital em poucos minutos e começar a assinar seus documentos.
Em poucas palavras, a certificação digital é equivalente a uma identidade virtual, que garante a autenticidade da assinatura de uma pessoa ou empresa na internet.
O certificado digital para médicos é:
Assim, possuir um prontuário eletrônico com certificado digital é sinônimo de segurança, economia e sustentabilidade. Isso não é incrível?
Os tipos de certificação digital mais utilizados no Brasil são o A1 e o A3. Em ambos, a empresa será identificada junto à Receita Federal, que é o representante legal.
Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles:
Este certificado é emitido a partir de um software instalado no computador da empresa.
Também é possível instalar em um servidor, de modo que a certificação pode ser gerada em outras máquinas.
Sua validade é de 1 (um) ano e deve ser renovada com novo pagamento e instalação.
Seu uso é obrigatório no site da Receita Federal para emissão de Nota Fiscal de Serviço (NFS), bem como de Nota Fiscal de Compra (NFC).
O certificado A3 segue a normativa estabelecida pela ICP-Brasil. Seu funcionamento se baseia em um hardware, que pode ser um cartão com leitor especial ou um token USB.
Por causa desta característica, o certificado A3 tem um tempo para expiração maior, com validade que se estende até 3 anos.
Este certificado digital pode apresentar desvantagens para empresas maiores que emitem muitas notas fiscais.
Isto ocorre porque o A3 necessita conexão do certificado à máquina, limitando o processo à uma NF por uso.
Também pode existir incompatibilidade entre o seu equipamento (computador ou sistema operacional) e o token a ser instalado, constituindo uma segunda desvantagem.
A primeira funcionalidade é atestar a autenticidade dos dados de um documento digital.
Aliando a tecnologia a uma base normativa consolidada, os documentos digitais podem ser validados sem a necessidade de uma versão impressa.
A segunda é a segurança dos dados autenticados, os quais ficam protegidos no ambiente virtual.
Como as ferramentas de autenticação necessitam de um procedimento específico para instalação do programa e dos tokens, a ferramenta se torna confiável e segura.
A certificação digital tem o papel de atestar que o laudo médico, em sua forma eletrônica, possui a mesma validade de um documento físico.
Com o crescente uso de processos feitos pela internet, foi necessário criar mecanismos que confirmem que determinada pessoa subscreve as informações em um documento.
Em um laudo médico, é vital que se tenha a garantia de que foi um especialista quem descreveu os dados encontrados em um exame, por exemplo.
Portanto, o certificado digital para médicos existe com o objetivo de que os laudos sejam seguros em sua integridade e tenham validade legal.
De acordo com o Governo Federal, para obter um certificado digital para médicos, basta seguir as dicas abaixo e conquistar o seu em apenas 4 (quatro) passos:
Escolha uma autoridade certificadora (AC), ou seja, empresa subordinada ao ICP-Brasil. No site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), existe uma lista de todas essas certificadoras, você pode conferir por lá.
Pela internet mesmo, você solicita, no portal da AC escolhida, a emissão do certificado digital, que pode ser tanto pessoa física (e-CPF) como pessoa jurídica (e-CNPJ). Assim, também é possível verificar preços, taxas, entre outros.
Você ainda precisa ir a uma Autoridade de Registro (AR) para o registro presencial das informações. Entretanto, com a pandemia, esse processo está sendo feito remotamente.
Após realizar as etapas anteriores, é necessário configurar o token ou smartcard no seu computador. Mas, não se preocupe! A certificadora vai te ajudar nessa.
O uso ainda é facultativo. Ou seja, você pode optar por usar ou não um certificado digital para médicos. Mas é questão de tempo para que os estabelecimentos de saúde passem a exigi-lo.
Uma das principais vantagens de utilizar a certificação digital é a facilidade em resolver as questões burocráticas.
Por exemplo, com o certificado, você assina seus documentos sem sair de casa.
Além disso, esqueça os papéis, assinaturas, carimbos e mais! Agora, você otimiza tudo isso com a assinatura digital. E esse recurso ainda te dá:
E não pense que é só isso! De maneira geral, com essa ferramenta, as suas assinaturas digitais têm o mesmo valor legal que aquelas feitas manualmente.
Ou seja, é a garantia da inviolabilidade, veracidade e integridade dos dados expressos ali.
Ainda diminui as chances de clonagem e qualquer tipo de adulteração do documento. Já que um documento assinado digitalmente com um certificado válido pelo ICP-Brasil tem aval jurídico.
O avanço exponencial do uso da telemedicina vem mudando a forma como pensamos os cuidados da saúde. Não é um exagero dizer que ela terá um papel de protagonismo na medicina do futuro.
Isso não significa que ela vai substituir os atendimentos presenciais, mas que será uma aliada importante no acompanhamento da saúde dos pacientes.
Sem a necessidade de ir até um local físico para se consultar, os pacientes podem ter um contato mais frequente com o seu médico.
Essa característica da telemedicina beneficia muito o atendimento da Medicina da Família, por exemplo. Inclusive, a especialidade teve o maior crescimento em número de médicos residentes nos últimos 10 anos, segundo a Demografia Médica de 2020.
Desse modo, profissionais como estes, que utilizam as vantagens da tecnologia, devem atentar para uma série de questões ligadas ao teleatendimento.
Uma delas trata da segurança de dados. Afinal, como garantir que o fluxo de informações geradas nesse tipo de atendimento esteja protegido para assegurar o sigilo médico?
A melhor forma é por meio de um software pensado para a telemedicina. O que pode ser encontrado em sistemas de gestão médica, como o Feegow Clinic.
Esse tipo de ferramenta é construída para atender as necessidades do teleatendimento e assegurar que todas as informações trocadas neste canal são protegidas por criptografia.
Nesse mesmo sistema, deve haver a integração de dados e um módulo de certificado digital para médicos.
Com todos esses processos feitos em um software médico, você elimina preocupações, pois tem tudo o que precisa para o atendimento à sua disposição em um só lugar.
No Feegow Clinic, como exemplo, você assina atestados, pedidos de exame, receituário médico e muito mais direto do prontuário do paciente.
Mas se você quer saber sobre a segurança do certificado no sistema, com a criptografia, é impossível qualquer tipo de fraude ou quebra de sigilo dos dados.
Agora, veja como é fácil usar o certificado digital para médicos no Feegow Clinic:
O primeiro passo é instalar o certificado no seu computador e estar com o smartcard ou token em mãos.
Você deve informar a senha ou o PIN quando for assinar um documento para o paciente.
Essa parte também é bem fácil, já que o próprio Google te dá o passo a passo necessário para adicionar a extensão WebPki em seu navegador.
É muito importante adicioná-la, visto que é essa extensão que valida o certificado.
Passada a burocracia, o próximo passo é assinar a prescrição médica daquele paciente atendido por telemedicina. Você pode fazer tudo isso direto do prontuário eletrônico!
Caso tenha dúvidas, a gente te ajuda! Fique à vontade para nos contatar nos principais canais de comunicação.
Gostou do nosso conteúdo? Separamos mais algumas dicas sobre como a tecnologia tem revolucionado a forma de atender seus pacientes. Não deixe de conferir!
Para obter um certificado digital, antes de tudo, é necessário entrar em contato com as autoridades certificadoras e escolher o seu tipo.
O certificado digital para médicos é indispensável para assinar digitalmente atestados, pedidos de exame e receituário.
Para assinar um documento, você pode contar com um software médico que faz a ponte entre os seus documentos e o certificado digital emitido pelas autoridades.