17 Março 2022

Como otimizar o cadastro de pacientes com Feegow Clinic?

O cadastro de pacientes é uma das ações mais cotidianas na rotina de uma clínica. Mas, às vezes, temos a tendência de não prestar muita atenção a coisas rotineiras.

No entanto, é justamente por esses detalhes serem parte do dia a dia da clínica que eles precisam estar bem alinhados.

Por isso, apresentamos algumas dicas para otimizar o cadastro de pacientes e garantir um atendimento mais eficiente neste post.

Continue a leitura para saber como melhorar este processo em sua clínica!

Qual é a importância de um bom cadastro de pacientes? 

O cadastro de pacientes é um dos primeiros passos no atendimento de uma clínica. É a partir dele que as informações básicas e necessárias começam a ser recolhidas.

Para evitar transtornos futuros, é essencial que este processo seja feito corretamente. Isso porque basta uma informação errada para ocorrer uma série de problemas. 

Principalmente nos processos em que a clínica deve preencher os dados do paciente, como no caso de solicitação e autorização de exames.

Ter um bom cadastro de pacientes garante a organização dos dados e consequentemente um atendimento mais assertivo. Afinal, com eles facilmente acessíveis, não se perde tempo buscando informações. 

Como otimizar o cadastro de pacientes na sua clínica?

Para otimizar o cadastro de pacientes, algumas práticas são indispensáveis. Confira as principais delas:

Mantenha os dados dos pacientes atualizados

Manter os dados dos clientes atualizados é essencial para qualquer empresa - e não é difícil de conseguir isso!

Uma boa prática é a recepcionista confirmar os dados básicos dos pacientes a cada nova consulta. É fundamental saber, por exemplo, se ele continua morando no mesmo lugar ou se trocou de telefone, celular ou e-mail. 

E mesmo que ele não tenha trocado, isto serve para corrigir algum erro que possa ter acontecido no primeiro registro.

Centralize as informações

Evite ter as informações espalhadas em diversos arquivos. A melhor forma de garantir uma boa organização dos dados é centralizando todos no mesmo lugar.

Assim, você não perde tempo procurando informações em vários registros. Com isso, há ganho de agilidade no atendimento e se evita filas.

Nesse sentido, uma boa opção é investir em uma plataforma de gestão clínica. 

Por meio dessa tecnologia, além de centralizar as informações, você agiliza o processo de preenchimento dos formulários de cadastro.

Tenha uma base de dados padronizada

Trabalhe com apenas um método de cadastro e solicite sempre as mesmas informações. Portanto, solicite apenas os dados que você realmente vai usar. 

Dessa forma, você constrói um formulário de cadastro de pacientes mais enxuto, que não tome tanto tempo do atendimento - otimizando assim o trabalho da recepção.

Invista em um software médico

O avanço da tecnologia está mudando a dinâmica de trabalho em todos os setores da Saúde, principalmente com a automatização de tarefas. 

Logo, investir em uma solução desse tipo permite o fácil acompanhamento dos processos e o aproveitamento de tudo o que ela tem a oferecer.

Um software específico para clínicas atende a essas necessidades com recursos nativos. 

O Feegow Clinic, por exemplo, tem a função de cadastro de pacientes, que integra todas as suas informações. Saiba como funciona esse recurso em nosso software, a seguir!

 

4 passos para o cadastro de pacientes com Feegow Clinic

O processo de cadastro de pacientes é muito simples com o Feegow Clinic. São apenas 4 (quatro) passos para realizá-lo:

Passo 1

Clique na opção “Pacientes” na barra superior.

Passo 2

Em seguida, clique em “Dados principais” - a primeira opção que irá aparecer na barra lateral esquerda.

Passo 3

Agora é só preencher os campos. As informações da primeira seção do formulário são:

  • Nome de registro e nome social;
  • Nascimento;
  • CPF;
  • Sexo.

O Feegow Clinic ainda traz a opção de você preencher peso e altura, de modo que o programa calcula automaticamente o Índice de Massa Corporal (IMC) do paciente.

Passo 4

Clique em salvar e pronto!

Um ponto importante do cadastro de pacientes no Feegow Clinic é que ele também é o prontuário eletrônico do paciente.

Ou seja, todas as informações relacionadas ao atendimento do cliente ficam disponíveis a partir do cadastro. Isto inclui:

  • Anamnese;
  • Laudos;
  • Diagnósticos;
  • Prescrições;
  • Atestados;
  • Pedidos de exame.

Além disso, neste mesmo campo, é possível visualizar o histórico clínico do paciente na forma de linha do tempo.

Principais benefícios do cadastro de pacientes atualizado

Manter o cadastro de pacientes atualizado é essencial para a eficiência do atendimento. Principalmente, para fazer processos burocráticos, como aqueles relacionados aos planos de saúde.

Outro benefício é ter sempre à disposição as informações necessárias para estabelecer um bom relacionamento com o paciente, promovendo o atendimento humanizado.

O registro correto demonstra que a clínica tem cuidado com os dados fornecidos por ele. Isto gera mais confiança, pois é uma demonstração de profissionalismo e seriedade.

Além disso, com o cadastro atualizado, você consegue realizar pesquisas de satisfação para melhorar os aspectos que os pacientes julgam necessários. 

Você também pode criar um plano de marketing baseado nos pontos positivos levantados pelos clientes.

Como vimos, otimizar um processo rotineiro como o cadastro de pacientes resulta em diversos benefícios. Entretanto, existem muitas outras tarefas que podem potencializar as atividades da sua clínica.
Pensando nisso, criamos um e-book exclusivo com dicas preciosas para você automatizar a sua clínica e alcançar resultados incríveis!

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Perguntas frequentes:

Por que é importante um bom cadastro de pacientes?

Por que é a partir dele que as informações básicas e necessárias para o atendimento ao cliente são recolhidas.

Como otimizar o cadastro de pacientes?

Para otimizar o cadastro de pacientes, é preciso manter todos os dados atualizados e centralizados em um só lugar.

Quais os benefícios do cadastro de pacientes atualizado?

Estabelecer um bom relacionamento com o cliente, garantir a eficiência do atendimento e assegurar que todos os processos burocráticos sejam realizados com sucesso.