A necessidade de criar uma estratégia de branding para médicos é relativamente nova no mercado de saúde. Até pouco tempo, para ter sucesso, bastava qualificação e experiência. A partir daí, abria-se um consultório e os clientes eram conquistados por meio de indicações.
Hoje, com o aumento da competitividade e do fácil acesso à informações, os pacientes particulares estão mais seletivos. Eles pesquisam bastante até escolher o profissional com quem vão consultar.
Dessa forma, para atrair novos e reter os que já fazem parte da base de clientes, além de ser um bom profissional, você precisa se apresentar como tal. Em outras palavras, tornou-se incontornável o investimento em uma boa marca profissional.
Neste artigo, explicaremos o que é a estratégia de branding para médicos, qual sua importância, aplicações e o impacto que gera no marketing do médico. Acompanhe os próximos tópicos!
Há algumas décadas a divulgação dos serviços de saúde seguia uma dinâmica muito diferente do que é praticado hoje em dia. Para conseguir clientes, bastava que o médico abrisse um consultório e o “boca a boca” bastava para manter as agendas cheias.
Se o médico fosse um bom profissional, esse tipo de marketing informal bastava para atrair pacientes. Essa realidade mudou com o aumento da concorrência, já que existe um número maior de médicos e consultórios disponíveis.
A “Demografia Médica no Brasil”, publicada pela Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), indica que 78,5% dos médicos entrevistados trabalham no setor privado.
Na distribuição desses profissionais entre os setores públicos e privados, a pesquisa mostra que 28,3% trabalham exclusivamente na área privada contra 21,5% na pública. Há também os que atuam nas duas áreas simultaneamente: 50,2%.
A mudança de perfil e comportamento do público também é um fator determinante para o acirramento da competitividade. O que se observa concretamente pela tendência do empoderamento do paciente. Fator este, estimulado pelo próprio entendimento dos profissionais de saúde que percebem o paciente não mais como um sujeito passivo.
Associado também ao fácil acesso à informação, os pacientes se tornaram mais exigentes e questionadores. Isso faz com que o processo de decisão para consultar um médico seja mais complexo. O paciente demanda sobretudo uma boa experiência que se reflete na credibilidade da clínica, consultório e do próprio profissional.
Tudo isso justifica a necessidade de se investir em branding médico. É por meio dessa ferramenta que o profissional constrói uma imagem forte, obtêm reconhecimento e notoriedade no setor da saúde, se destacando em meio a concorrência.
O branding para médicos representa um conjunto de ações eficientes e direcionadas. Para começar, é essencial que você entenda o seu posicionamento atual enquanto médico. Algumas perguntas podem ajudar:
Com base nessa reflexão você descobre quais aspectos da sua marca pessoal deve manter ou reformular.
Para um segundo momento, pense nas seguintes questões:
Depois disso, começa a construção da sua marca propriamente dita. O que inclui os seguintes elementos gráficos e abstratos:
No atual mundo tecnológico e virtual, o branding médico precisa alcançar as mídias digitais, tais como sites, redes sociais, páginas de busca, aplicativos de mensagens instantâneas e plataformas agregadoras de serviços médicos.
Isso significa que a marca profissional inclui estratégias de marketing digital. O objetivo é se comunicar com o público online e atraí-los para as consultas. Além de fortalecer sua presença no universo da internet.
A marca profissional vai além da divulgação e comunicação com o público. O branding também se manifesta na estrutura física do consultório ou clínica médica.
Dependendo da identidade visual escolhida, você precisa pensar também nos seguintes elementos:
Todo o ambiente interno e externo do consultório ou clínica deve estar alinhado com a marca do profissional. O objetivo é fazer com que os pacientes e o público em geral reconheçam esses elementos e as relacionem instantaneamente aos seus serviços.
Ou seja, até a atmosfera ou clima interno será o reflexo da personalidade e da profissionalidade do médico. Um ambiente com esse nível de personalização tende a criar uma forte impressão na mente dos pacientes. Levando-os a lembrar do médico quando precisarem de uma consulta ou quiserem fazer uma recomendação a amigos e familiares.
Já mencionamos que o branding tem uma ligação importante no fortalecimento do marketing médico. Mas como alinhar a marca com o marketing? Com respeito ao ambiente digital, é essencial planejar a publicidade de forma que reflita os elementos abstratos e gráficos da imagem do médico.
Além disso, é necessário ter uma boa estratégia de produção de conteúdo. Isso significa escrever artigos para blogs, fazer postagens em redes sociais, publicar vídeos com informações médicas etc.
Como exemplo de publicidade online que gera bons resultados, podemos citar o marketing para as redes sociais.
Essas mídias têm um alto poder de engajamento e impulsionamento da imagem de profissionais. Só para termos uma ideia, segundo o “Global Overview Report”, publicado pela Hootsuite e We Are Social, a média de usuários ativos nas redes sociais é de 4,62 bilhões (58,4% da população mundial).
Todas essas pessoas consomem e compartilham conteúdo, buscam por serviços, adquire produtos, comenta em publicações diariamente. Em meio a essa agitação virtual, uma boa estratégia de branding médico fará você ser percebido por elas. Gostou de aprender sobre a estratégia de branding para médicos? Quer descobrir como impulsionar os resultados da agenda médica por meio das redes sociais? Então, aproveite para assistir um webinar que ensina técnicas para ter sucesso nesse tipo de marketing!
É uma estratégia de consolidação da marca do profissional para gerar reconhecimento e credibilidade no mercado de saúde.
Para que a marca do médico seja facilmente reconhecida e lembrada pelo seu público.
A forma como o profissional se posiciona no mundo virtual (site e redes sociais); a estrutura física de seu consultório e um atendimento de excelência, tanto do próprio médico como de sua equipe.