Como fazer avaliação de desempenho de médicos e profissionais da saúde?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta de responsabilidade da gestão de saúde que proporciona uma equipe engajada e que busca sempre a evolução. Com um acompanhamento de perto, o gestor ou o dono da clínica consegue observar onde cada colaborador pode melhorar, inclusive a si mesmo.
A avaliação de desempenho médico também é uma etapa obrigatória para uma clínica que visa a felicidade do paciente. Ela envolve a análise sistemática da atuação de todos os profissionais da clínica em relação às atividades realizadas, das metas estabelecidas e dos resultados alcançados
Neste conteúdo, você saberá tudo sobre como implementar essa importante ferramenta da gestão no cotidiano da sua empresa. Continue a leitura!
O que é a avaliação de desempenho médico?
A avaliação de desempenho médico é um grande raio-x das condições médicas em um consultório ou clínica. Ou seja, é a partir dessa importante ferramenta que todas as necessidades e direcionamentos são vistos.
O gestor responsável pela avaliação consegue ter um panorama completo sobre todas as áreas desse espaço médico.
Essa ferramenta é essencial para direcionar e avaliar as estratégias tomadas pelos gestores de uma clínica médica. Os profissionais de saúde conseguem prover dados cruciais para que a gestão clínica fique mais eficiente.
A avaliação de desempenho médico é importante tanto para o gestor quanto para o profissional da saúde. Isso acontece por alguns motivos.
Para o gestor, uma avaliação clínica vai ajudá-lo a pensar na qualidade do atendimento, eficácia do profissional e análise do desempenho dos colaboradores do espaço médico.
Já para os colaboradores, ela tem como principal finalidade nortear as melhorias necessárias para que sua performance se torne ainda melhor, tanto em termos de hard skills - as habilidades intrínsecas da sua profissão - quanto em soft skills, que são habilidades comunicacionais e comportamentais.
Todas as informações geradas pela avaliação de desempenho médico podem ser utilizadas pela clínica. Ou seja, ela vai gerar relatórios que servem de base para uma análise detalhada.
O estudo desses elementos faz com que o espaço médico tenha controle do seu futuro e saiba analisar qual o melhor caminho a ser seguido.
Que modelos são usados para avaliar o desempenho da equipe médica?
Uma gestão clínica que preza pelo atendimento de qualidade precisa implementar modelos de avaliação de desempenho para médicos. Abaixo, mostramos alguns deles e como aplicar no seu planejamento, visando a fidelização de pacientes e melhoria da equipe.
Avaliação do gestor
Esse é o método tradicional, onde o próprio administrador da clínica médica lista os pontos fortes e a melhorar de cada funcionário. Essa avaliação pode ter falhas, pois limita-se a analisar as competências apenas sob a perspectiva de uma visão individual.
Contar com um sistema que gere relatórios de desempenho, neste caso, é o ideal. Dessa maneira, injustiças são evitadas e o gestor consegue ter mais parâmetros para defender suas notas.
Avaliação 180°
Na avaliação 180° há uma avaliação do gestor e uma autoavaliação do colaborador. Essa é uma boa escolha para que haja mais igualdade de percepções, além de promover mais autoconhecimento entre os membros da equipe.
Para pontuar diferenças discrepantes entre as duas avaliações, é importante que as duas partes façam uma reunião para que a visão de cada uma seja dividida.
Assim, é mais fácil pontuar as melhorias que devem ser feitas e mostrar acontecimentos que nem sempre estão visíveis no dia a dia.
Avaliação 360°
No caso da gestão de clínicas, a avaliação 360º é conferida pelo colaborador, gestor, colegas de trabalho e pacientes. O intuito segue o mesmo dos métodos anteriores, mas desta vez com informações de todas as pessoas envolvidas.
Isso dá um amplo conhecimento para o administrador pontuar as competências de destaque e as habilidades que precisam ser melhoradas.
Avaliação por metas e resultados
Por fim, a avaliação por metas e resultados segue um método quantitativo, se baseando em números para definir o desempenho dos colaboradores.
No caso de clínicas médicas, alguns parâmetros para se utilizar nesta análise são:
- retenção de pacientes;
- satisfação dos pacientes;
- conversão de consultas em outros serviços;
- absenteísmo do colaborador;
- entre outros.
Mas, é importante ressaltar que esse método costuma gerar certa pressão sobre os funcionários. Por isso, o mais indicado é interligá-lo a outro método mais humanizado, como a avaliação 180º ou 360º.
Qual a periodicidade necessária para fazer uma análise de desempenho?
A avaliação de desempenho deve ser recorrente, mas com intervalos de tempo significativos. Isso porque ao dar um feedback a um colaborador, é necessário um determinado período para que ele consiga melhorar e se aperfeiçoar.
Essa avaliação pode ser realizada semestralmente, trimestralmente ou anualmente.
Trimestral
A análise de desempenho feita a cada três meses foca em como o profissional tem se saído em um curto período.
Alguns acreditam que essa é a forma mais justa de qualificar um colaborador. Isso porque, em longos prazos, o colaborador pode ter se saído muito bem, mas no último mês ele estava desmotivado e não bateu determinadas metas.
Muitas empresas optam por não bonificar o funcionário por apenas 30 dias, gerando muita frustração.
Semestral
A avaliação semestral entende que o colaborador precisa de mais tempo para se desenvolver e atingir certos objetivos.
O que acontece em muitas empresas em que há devolutivas a cada 6 meses é que o gestor deixa algo negativo passar durante 5 meses e só passa o feedback depois de todo esse tempo. Isso pode ser muito prejudicial ao colaborador e a empresa, que vê a avaliação como uma ferramenta de demissão.
Anual
A avaliação anual deve ser feita com cautela. Apesar da grande maioria das empresas optarem por esse período, ela pode ser perigosa. Isso porque dificilmente o gestor ou o líder vai conseguir analisar todas as evoluções e erros de um colaborador durante 365 dias.
A nossa sugestão é que esse tempo seja encurtado para que os funcionários sintam que o seu crescimento na empresa é mais acelerado.
Indicadores de desempenho
A grande quantidade de dados gerados das avaliações de desempenho médico deve ser tratada com seriedade. Por isso, é importante olhar para as ferramentas disponíveis no mercado.
São as informações relevantes que irão garantir o sucesso da avaliação de desempenho médico na clínica. Elas irão auxiliar na coleta e tratamento dos dados.
Um deles são os indicadores de desempenho, os KPIs (Key Performance Indicators). São responsáveis em coletar esses elementos que indicam como anda a performance da empresa em todas as suas áreas.
Dentro dos KPIs existem uma infinidade de variáveis que podem ser analisadas. Lembrando que toda avaliação de desempenho deve ser orientada para otimizar os processos da gestão clínica.
Vamos entender melhor alguns de seus parâmetros e ver como eles podem ser aplicados no cotidiano da clínica médica.
Atendimentos por dias
Um dos principais indicadores de desempenho registrados na avaliação é extremamente importante para a gestão do tempo na clínica. O número de atendimentos por dias pode ser uma ferramenta importante para analisar quais dias recebem mais pacientes, por exemplo. Isso implica na contratação de mais profissionais em dias atribulados.
Além dos atendimentos por dia, esse índice de desempenho ajuda a entender o tempo médio de cada consulta. É importante para entender quais profissionais recebem mais pacientes e quantos por dia ele consegue atender.
Satisfação do paciente
A satisfação do paciente é um dos pontos mais sensíveis da avaliação de desempenho médico. Ele vai medir em que grau os pacientes se sentiram contentes com o atendimento recebido. Isso pode ser realizado por meio de questionários de avaliação, por exemplo. São instrumentos essenciais para auxiliar na gestão de pessoas.
O atendimento humanizado, com um atendimento voltado a atender as necessidades de cada paciente, pode ser um diferencial. Por isso, destacamos aqui alguns pontos que podem te ajudar a pensar estratégias na gestão de pessoas.
Outra questão importante aqui é que o paciente pode se sentir satisfeito com o atendimento médico, mas, em simultâneo, não estar feliz com os resultados do seu quadro de saúde.
Algo fundamental nesses casos é prestar o melhor serviço como médico e realizar tudo que está ao alcance, oferecendo todo o amparo possível.
Como fazer uma boa avaliação de desempenho?
Você percebeu que a avaliação de desempenho médico é uma ferramenta essencial para sua clínica médica. Também, que ela tem os instrumentos necessários para que o espaço clínico alcance os resultados esperados.
A avaliação de desempenho médico depende que todos os dados sejam cruzados e analisados. Somente dessa forma são elaboradas análises claras e contundentes sobre o cotidiano da clínica médica.
Além disso, ela vai proporcionar novas metas na gestão. Por isso, destacamos alguns pontos para fazer uma boa avaliação.
Deixe as metas bem claras
A comunicação é tudo dentro de uma clínica médica. Desde o atendimento na recepção, até a consulta, passando pelos gestores. Todas as áreas devem saber quais são as metas esperadas na avaliação de desempenho médico e porque sua aplicação.
A função do responsável pela aplicação é explicar todos esses detalhes da forma mais clara possível.
Defina os indicadores
Imagine que você vá fazer uma viagem sem nenhum tipo de mapa. É quase certo que você irá se perder no caminho, não é? A mesma coisa acontece quando uma avaliação de desempenho médico não possui indicadores bem definidos.
A primeira etapa é sua definição clara e conforme os objetivos perseguidos pela clínica médica.
Dê feedbacks
Ninguém gosta de não ter retorno sobre seu trabalho. É muito ruim e decepcionante não saber se você realiza bem uma tarefa. Ou, se está errando em algum ponto.
Por isso, a avaliação de desempenho médico deve ter um retorno para aqueles que alimentam a base de dados. Dê feedbacks para a equipe e aponte os caminhos que devem ser percorridos.
O mundo da avaliação de desempenho médico é imenso e desafiador. Assim como todos os aspectos da administração de uma clínica ou consultório.
O Feegow Clinic possui recursos como a pesquisa NPS (Net Promoter Score) que a clínica pode enviar para o e-mail ou Whatsapp do paciente. A ideia é que ele dê uma nota para indicar sua satisfação com os diversos aspectos do serviço prestado.
Além disso, pode-se acompanhar a produtividade dos médicos com o recurso que calcula o tempo da consulta, tempo da espera, assim como a taxa de absenteísmo. Por isso, não esqueça de conferir nosso e-book com as principais dicas para uma boa gestão clínica.
Como a tecnologia pode ajudar a melhorar os indicadores de desempenho do corpo clínico?
Você pôde perceber ao longo deste conteúdo que existem muitos dados para se considerar na hora de promover uma avaliação de desempenho médico baseada em indicadores de desempenho.
Para facilitar sua rotina administrativa, o ideal é contar com um software de gestão médica completo. Eles captam todas as informações e deixam tudo registrado online, gerando relatórios com índices de:
- satisfação do paciente;
- produtividade da equipe;
- tempo de espera;
- entre outros.
Com a ajuda da tecnologia, você vai otimizar suas demandas e conseguir ter mais tempo para se dedicar a outras tarefas do dia a dia. Até porque, você sabe muito bem como pode ser desafiador fazer a gestão médica sozinho.
Pensando nisso, a Feegow preparou um e-book repleto de Dicas para Administradores de Clínicas. Ele certamente vai te ajudar a organizar a sua administração, com base em performance e produtividade. Faça o download gratuitamente e tenha uma gestão cinco estrelas!
Aumente o sucesso da sua clínica com nosso E-book gratuito!
Veja dicas fundamentais para Administradores de Clínicas e alcance novos patamares!
Perguntas frequentes:
Como avaliar os profissionais?
O colaborador necessita responder um questionário sobre suas competências técnicas e comportamentais com notas de 1 a 5. Depois, o seu líder direto o preenche com a sua visão, assim, chega-se a uma média.
O que é a pesquisa NPS?
A Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia feita para classificar o nível de satisfação do cliente. No caso das clínicas médicas, a pesquisa vai envolver critérios como atendimento, estrutura do consultório, tempo de espera, agendamento, entre outros.
Por que a avaliação de desempenho é importante?
A avaliação de desempenho é importante porque torna as decisões dos gestores mais assertivas. Ela repercute tanto nos colaboradores quanto em toda a empresa, motivando-os a sempre evoluir e se desenvolver.