Você já implantou o atendimento preferencial em consultório médico? Como saber quem deve ser atendido primeiro?
Neste post, respondemos a esta dúvida, apesar de não existir uma lei específica para o atendimento preferencial em consultório médico.
Ainda assim, ressaltamos a importância de aderir a essa prática como forma de oferecer um atendimento mais humanizado, aumentando a satisfação dos pacientes.
Continue a leitura para saber o que é e como implementar o atendimento preferencial em consultório médico!
É a prioridade concedida no atendimento aos pacientes de acordo com o seu perfil. Isto é, pessoas que apresentem dificuldades para esperar devido a alguma condição específica, são atendidos primeiro.
Desse modo, essas pessoas têm seu tempo de espera reduzido em relação aos demais pacientes, que estão em melhores condições de saúde.
Assim como acontece em outras instituições, o consultório médico pode contar com uma fila especial para o atendimento de idosos, gestantes e portadores de deficiência.
O atendimento preferencial ainda não é adotado na maioria dos consultórios particulares. Talvez o motivo disso seja a não obrigatoriedade da prática em empresas privadas.
Isso porque, segundo a Lei nº 10.048/00, apenas as repartições públicas, instituições financeiras e empresas de transporte são obrigadas a oferecer o atendimento prioritário.
No entanto, mesmo que os consultórios não precisem de uma fila especial por imposição da lei, é uma boa ideia implementar a prática.
Afinal, priorizar as pessoas com maiores dificuldades é um sinal de empatia que influencia diretamente na imagem passada ao público.
Trata-se de uma prática importante para oferecer atendimento humanizado aos pacientes, entendendo que cada pessoa precisa ser respeitada em suas diferenças.
Por esse motivo, algumas empresas não só adotam o atendimento preferencial, como destacam funcionários exclusivamente para essa função.
Se por um lado a legislação não impõe o atendimento preferencial em consultório médico, por outro ela garante a prioridade já na marcação da consulta.
A Lei nº 9656/98, que regulamenta os planos e seguros de saúde, determina que os prestadores de serviço da área são obrigados a privilegiar o agendamento de acordo com a situação do beneficiário.
Desse modo, eles devem dar prioridade aos casos de urgência e emergência, às pessoas com mais de 65 anos, crianças de até 5 (cinco) anos, gestantes e lactantes.
Como a lei não dispõe sobre o atendimento preferencial em filas de empresas privadas, os consultórios podem estabelecer seus próprios critérios para o funcionamento.
Caso a empresa queira seguir o mesmo protocolo das instituições públicas, a Lei nº 10.048/00 concede o atendimento preferencial às pessoas em condições como:
Sendo assim, cada consultório médico pode adotar o sistema de atendimento preferencial que melhor se encaixe com sua realidade.
Seja por meio de uma fila destinada apenas a este tipo de atendimento, caso o volume de pessoas nessas condições seja grande. Ou então com um sistema de senha, que prioriza as pessoas que se enquadrem nos perfis mencionados.
Para implementar o atendimento preferencial em consultório médico, existem 2 (duas) situações que precisam ser consideradas.
Uma delas é o atendimento sem hora marcada. Nesse caso, será necessário criar filas diferentes. Uma para o atendimento regular e outra para o prioritário, por exemplo. Para isso, será necessário criar senhas específicas.
A outra situação é quando o paciente agenda sua consulta. Assim, torna- se mais fácil gerenciar o atendimento preferencial.
Basta ter um intervalo maior entre as consultas para evitar que o paciente chegue em um momento que você ainda não esteja disponível.
Se seu consultório atende muitos pacientes com perfil preferencial, você pode organizar níveis de prioridade.
Assim, para realizar agendamentos, será preciso fazer perguntas na hora da marcação.
Se você usa um software médico, esse processo fica mais simples, pois as informações já são disponibilizadas no prontuário eletrônico.
Na prática, essa organização acontece quando você prioriza o atendimento de gestantes no final da gravidez em relação às que estão no início, por exemplo.
Isso é muito importante, porque o tempo de espera é um dos fatores que mais geram reclamações nos consultórios médicos.
Desse modo, quando a pessoa possui alguma condição que dificulta a sua permanência em uma fila, o sentimento de insatisfação ao esperar por muito tempo é potencializado.
Logo, para garantir a satisfação dos pacientes, é essencial ter uma boa gestão da sala de espera. Não só para o atendimento preferencial, mas também para o público em geral.
Por esse motivo, vale a pena desenvolver a organização do consultório médico por meio da automatização de processos.
Dessa maneira, você economiza tempo e potencializa seus resultados.
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É o atendimento oferecido às pessoas que possuem alguma dificuldade de permanência em uma fila de espera.
No momento da marcação de consulta, devem ser privilegiadas as pessoas em casos de emergência, os idosos com idade acima de 65 anos, gestantes, lactantes e crianças de até 5 (cinco) anos.
Tanto na marcação de consultas, criando um intervalo maior entre os atendimentos para evitar atrasos, como no consultório, com o implemento de filas e senhas preferenciais.