O atendimento ao idoso é uma questão que merece atenção das clínicas de saúde, não apenas porque há obrigações legais a serem cumpridas, mas também porque é um diferencial competitivo.
O paciente idoso costuma ter necessidades especiais, como uma comunicação clara, ambiente mais confortável e tratamento integral. Oferecer um atendimento humanizado é a chave para contemplar todas essas questões e ainda fidelizar esse público.
Quer descobrir quais são as técnicas de atendimento personalizado e como usá-las na rotina profissional? Então continue a leitura e descubra!
Oferecer um atendimento humanizado é uma prática que todos os médicos deveriam ter, independente do público que atendem. Mas, quando o assunto é terceira idade, isso passa a ser quase uma obrigação.
Os idosos possuem diversas limitações físicas, emocionais e de compreensão, que exigem um cuidado maior do que aqueles dispensados aos pacientes mais novos. Entender os medos, angústias e dificuldades do dia a dia do idoso faz com que eles respondam melhor ao tratamento.
Segundo estudo da UNIRV, essa solidariedade e personalização do atendimento ao idoso aumenta a confiança do paciente no médico, fortalecendo a relação.
Esse grupo etário representa quase 15% da população do país e, de acordo com o IBGE, o número tende a crescer de forma rápida. A expectativa de vida no Brasil aumenta a cada ano, o que significa que, ao cuidar adequadamente desse público, você sempre terá pacientes.
A didática e atenção à comunicação também são diferenciais competitivos. Pense: se o paciente idoso for bem atendido e se sentir acolhido pelos profissionais, sem dúvida desejará voltar à clínica, ao invés de se arriscar e procurar outro lugar.
Por isso, oferecer um atendimento humanizado à terceira idade resulta no aumento da taxa de fidelidade e de continuidade do tratamento, beneficiando médicos e pacientes.
A terceira idade teve muitas conquistas ao longo dos anos, por decorrência do avanço da tecnologia, ampliação do acesso a serviços médicos, ampliação da cobertura de saneamento básico, aumento da escolaridade e da renda etc.
Para assegurar e ampliar os direitos desse grupo, o Governo Federal criou o Estatuto do Idoso em 2003. Recentemente, o documento foi renomeado para Estatuto da Pessoa Idosa, com o objetivo de incentivar a equidade de gênero, respeito e inclusão dessa população.
Entre os principais direitos sobre a saúde do idoso defendidos no referido Estatuto, estão:
O estatuto ainda aponta que é responsabilidade dos serviços de saúde pública e privada notificar as autoridades e órgãos federais, como o Ministério Público, em casos de suspeita ou confirmação de violência sofrida pelo idoso.
As clínicas e hospitais que não cumprirem com a legislação sofrem infrações administrativas que englobam multas e notificações judiciais.
Agora que você entendeu qual é a importância da lei de prioridade para idosos e todos os direitos envolvidos, o próximo passo é entender de que forma adaptar a sua rotina à prestação de serviços humanizada.
Veja abaixo quais são as técnicas e tipos de atendimento personalizado que você pode oferecer para ter pacientes mais felizes e, ao mesmo tempo, deixar o seu negócio mais competitivo.
O básico que sua clínica precisa oferecer é uma capacitação especializada para a equipe multidisciplinar de saúde.
Treine desde os médicos para prestarem uma consulta de forma didática, até os profissionais da limpeza para evitar usar produtos que deixem o chão escorregadio.
Essa formação precisa levar em consideração todos os níveis de atendimento para que seja de fato eficiente. Por isso, procure entender quais são as demandas internas que envolvem direta e indiretamente os pacientes idosos para, assim, formular seu treinamento.
A comunicação é primordial no atendimento ao idoso. É ela que faz com que haja fidelização e continuidade do tratamento.
A cultura organizacional da clínica precisa incluir uma comunicação clara e uma escuta paciente como valores institucionais.
Ao invés de utilizar termos técnicos, pense sempre em como é possível explicar a situação de maneira didática, com uma linguagem compatível com a realidade do paciente.
Se necessário, faça comparações com o cotidiano e até desenhos para exemplificar melhor.
O ambiente do consultório precisa ser inclusivo. As limitações físicas dos idosos costumam estar relacionadas à locomoção, repouso, escuta etc.
Ter salas, banheiros e corredores com adaptações para bengalas, andadores e cadeiras de rodas é fundamental. Os acessos também precisam contar com rampas e elevadores.
Evite cadeiras duras e sem encosto, tapetes e um ambiente barulhento, para que não haja desconforto, risco de queda e dificuldade de comunicação.
A assistência domiciliar, como dito anteriormente, é um direito do paciente idoso. Mas, você pode utilizar desse serviço como mais um diferencial competitivo.
Oferecer opções ou facilidades para o atendimento domiciliar, como aluguel de equipamento, contratação de profissionais, consultas com especialistas, entre outras possibilidades, são formas de se destacar e humanizar essa necessidade.
O prontuário médico no atendimento à terceira idade precisa ter espaço para informações complementares. Por exemplo, pode ser que o paciente tenha falhas de memórias que o impeça de lembrar sobre seu tratamento.
Ter esse tipo de dado registrado no prontuário faz com que o médico possa se preparar e sempre relembrar o histórico clínico do paciente durante as consultas.
Agora, além de entender como deve ser o atendimento ao idoso, você também precisa aprender a administrar bem o negócio para continuar crescendo no mercado. Pensando nisso, a Feegow preparou um material com dicas para administradores de clínicas.
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Para ter uma equipe que atenda bem os pacientes idosos, você precisa priorizar a comunicação empática, oferecer treinamentos, contar com colaboração multidisciplinar e promover um atendimento adaptável e flexível.
Além das questões que envolvem as enfermidades apresentadas por pacientes idosos, há alguns aspectos ligados a questões pessoas que precisam ser considerados. Alguns deles são o isolamento social, período de luto, ansiedade em relação à saúde e morte, autoestima, dependência e perda da autonomia, entre outros.
O atendimento humanizado é considerado um diferencial competitivo por melhorar a experiência do idoso, fortalecer a relação médico-paciente e contribuir para o sucesso e crescimento da clínica no mercado.