Como otimizar a atenção primária à Saúde com Feegow Clinic?

A atenção primária à Saúde é capaz de atender de 80% a 90% dos problemas de saúde que uma pessoa apresenta durante sua vida, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde

Portanto, trata-se de uma parte muito importante do sistema de Saúde. Principalmente, para evitar que unidades de pronto-atendimento e hospitais fiquem superlotados.

Sendo assim, o setor deve ser constantemente aperfeiçoado para cumprir seu papel cada vez melhor, promovendo o bem-estar da população.

Por isso, continue lendo este post para descobrir como o Feegow Clinic pode otimizar a atenção primária à Saúde, além de mais informações sobre este assunto!

O que é atenção primária à Saúde?

A atenção primária à Saúde é uma estratégia de cuidado que visa oferecer um acesso mais próximo às pessoas. Desse modo, ela é o primeiro contato que o paciente tem com o sistema. 

Antes de procurar um especialista, muitos problemas podem ser resolvidos neste primeiro nível. Por isso, ele também serve como uma espécie de triagem, encaminhando o público para o atendimento especializado quando houver a necessidade.

Qual é a diferença entre atenção primária, secundária e terciária?

O que difere cada um desses níveis de atendimento é o seu grau de complexidade e a especialidade de suas demandas. Saiba mais sobre cada um deles:

Atenção primária

Embora os problemas tratados neste nível sejam menos complexos do que os outros, ele apresenta um leque mais amplo de objetivos. Pois além de curar, ele previne doenças e promove a saúde como um todo. 

O nível primário é composto no âmbito do SUS pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nelas, os pacientes podem realizar consultas de rotina e realizar exames. 

Os profissionais que atendem nestas unidades são clínicos gerais e médicos de família, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Eles também atuam em outros espaços da comunidade e fazem visitas domiciliares aos pacientes.

A filosofia da atenção primária à Saúde é tratar a pessoa, e não apenas a doença. Por esse motivo, o trabalho é focado na relação com o paciente.

Atenção secundária

Já na atenção secundária, os serviços são especializados e oferecidos em hospitais, ambulatórios e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Os médicos que atuam no nível secundário são ortopedistas, psiquiatras, cardiologistas, pediatras, neurologistas e ginecologistas, entre outras especialidades.

Geralmente, os pacientes chegam ao nível secundário por um encaminhamento feito pelo médico de nível primário, que identifica a necessidade de um cuidado especializado. 

Como os hospitais possuem mais estrutura do que as UBSs, os pacientes podem fazer exames avançados, como ecocardiograma e endoscopia.

Aqui, os tratamentos disponíveis são de média complexidade, como no caso de doenças agudas e crônicas.

Atenção terciária

Por último, na atenção terciária, os serviços são de alta complexidade e oferecidos em hospitais maiores. 

Eles são necessários quando o especialista do nível secundário não consegue resolver o problema do paciente.

Os procedimentos requerem mais tecnologia e representam também custos maiores.

Alguns exemplos de serviços no nível terciário são transplantes, tratamentos oncológicos, partos de alto risco, cirurgia reparadora etc.

 



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Características e funções da atenção primária à Saúde

Gatekeeper do sistema de saúde

Uma das formas usadas para caracterizar a função da atenção primária à Saúde é dizer que ela atua como um gatekeeper.

A expressão em inglês significa porteiro ou guardião do portal. É a pessoa que controla o acesso a um determinado local.

Neste sentido, a rede de atenção primária filtra os pacientes antes que eles procurem um atendimento especializado.

Esta característica é muito salutar no sistema de saúde, pois permite que os especialistas recebam os pacientes que realmente necessitam de seus serviços.

Atendimento humanizado

O procedimento mais realizado durante a carreira de um médico da atenção primária à Saúde é a consulta.

Diferente dos outros dois níveis de atenção, em que muitas vezes o médico não vê mais os pacientes após o atendimento, na atenção primária, é possível manter um vínculo.

Essa característica torna o atendimento humanizado inerente à atenção primária à Saúde. 

Como o paciente busca atendimento na fase inicial da doença, é possível acompanhá-lo de perto e ver como o problema evolui. 

Assim, evita-se a prescrição de procedimentos invasivos, explorando outras alternativas.

Regionalização do atendimento

A atenção básica à Saúde se configura de diferentes formas, dependendo do município.

No entanto, a principal estratégia no âmbito do SUS é a saúde da família. Ou seja, cada equipe fica responsável por atender a domicílio um certo número de famílias por região.

As equipes são formadas por diversos profissionais, como médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, cirurgião-dentista, auxiliar de consultório dentário e agentes comunitários de saúde.

A ideia é estabelecer um vínculo duradouro com as famílias, ajudando a criar um laço de co-responsabilidade entre os profissionais e usuários.

Junto com o atendimento domiciliar, as UBSs também ajudam no atendimento regional. 

Afinal, os pacientes frequentam as unidades mais próximas de suas residências e podem ser atendidos pelos mesmos profissionais.

Os serviços oferecidos nas unidades de atenção primária à Saúde incluem promoção, prevenção, cuidados paliativos, reabilitação, tratamento de doenças agudas, infecciosas e  crônicas.

Quem deve executar a atenção primária à Saúde?

Como medida para estimular a oferta de serviços desse nível de atendimento, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborou o Manual de Boas Práticas em Atenção Primária

De acordo com o manual, a equipe de saúde deve ser interdisciplinar e multiprofissional. A sua composição mínima deve contar com:

  • Médico de família ou clínico geral com capacitação em APS;
  • Enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família;
  • Outro profissional da área da Saúde com nível superior.

Se uma operadora incluir procedimentos em sua carteira de serviços de atenção primária à Saúde, será preciso ter mais um enfermeiro na equipe.

Além desses profissionais, a equipe pode acolher outros, como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, cirurgião dentista etc.

A composição da equipe para além do time básico depende dos serviços que serão oferecidos na atenção primária à Saúde.

Atenção primária à Saúde no Brasil 

O desenvolvimento da atenção primária à Saúde no Brasil acompanha o processo de regulamentação do SUS ao longo de seus 30 anos.

Para traçar um histórico do panorama brasileiro relativo ao tema, podemos pensar em uma linha do tempo com alguns eventos marcantes:

  • Na década de 1990, o Ministério da Saúde desenvolveu projetos avançados para organizar a atenção primária à Saúde. Em 1991, ele criou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que foi efetivamente instituído e regulamentado em 1997, e em 1994 o Programa de Saúde da Família;
  • Entre 2006 e 2011, foi formulada a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que regula o trabalho dos profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família, além de criar projetos de incentivo para melhorar a qualidade da atenção;
  • Em 2008, foi criado o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica como estratégia de ampliação da resolutividade e da oferta de serviços de saúde, além da criação de ações voltadas para as populações vulneráveis;
  • Foi criado em 2011 o programa Requalifica UBS, que visa estruturar e fortalecer a atenção primária à Saúde por meio de reformas e construções de novas UBSs, seguindo padrões específicos para torná-las mais acolhedoras.

Houveram avanços significativos na atenção primária à Saúde nas últimas décadas. 

Entretanto, estamos vivendo um momento de crise da Saúde no Brasil e no mundo que coloca uma série de desafios para o setor.

Como evitar a aglomeração nas unidades de Saúde? Ou prestar o atendimento domiciliar, sem expor o paciente a riscos? E garantir o acesso à Saúde em meio a tudo isso?

 

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Como a Feegow pode ajudar a atenção primária à Saúde?

A Feegow pode ajudar a atenção primária à Saúde de várias formas, principalmente em tempos de crise.

Com o software de Telemedicina da Feegow, você continua oferecendo um atendimento humanizado por meio de videochamadas.

Desse modo, tanto o médico como o paciente evitam a exposição ao vírus da COVID-19.

O sistema oferece toda a segurança necessária para garantir o sigilo médico e a proteção dos dados pelo uso de criptografia.

Outro recurso que ajuda muito a atenção primária à Saúde é o prontuário eletrônico.

Afinal, com uma relação médico-paciente mais longa, é importante manter um registro preciso das informações sobre o quadro clínico.

Com formulários pré-configurados, o médico registra os dados do paciente diretamente no software, que salva tudo na nuvem. 

O prontuário eletrônico ainda permite a visualização do histórico clínico do paciente no formato de linha do tempo. Isto ajuda o médico a lidar com as informações de maneira mais fluída.
Estes são apenas alguns dos recursos disponíveis em nosso software médico. Confira as mais de 200 funcionalidades que o Feegow Clinic oferece para otimizar a rotina médica!

Perguntas frequentes:

O que é atenção primária à Saúde?

A atenção primária à Saúde é uma estratégia de cuidado que visa oferecer um acesso mais próximo às pessoas para promover bons hábitos, curar e prevenir doenças.

Como funciona a atenção primária à Saúde?

A atenção primária à Saúde é o primeiro contato dos pacientes com o sistema de saúde. Os atendimentos podem ser realizados em unidades básicas de saúde ou na casa do paciente.

Como a Feegow pode ajudar a atenção primária à Saúde?

Oferecendo recursos do Feegow Clinic, como a Telemedicina (para prestar atendimentos mesmo à distância) e o prontuário eletrônico (que facilita o manuseio de dados).