As inteligências artificiais estão cada vez mais presentes em todos os setores da nossa sociedade. No ramo da saúde não é diferente. Muitas clínicas, laboratórios e consultórios já estão adotando a solução das assistentes virtuais.
Isso porque elas facilitam na marcação de consultas, na avaliação de resultados de exames, nos agendamentos e tiram dúvidas dos pacientes. São diversos os benefícios da tecnologia na área da saúde.
Quer entender melhor o que são e como funcionam as assistentes virtuais, quais os recursos e as suas vantagens? Continue a leitura!
Primeiramente, é importante entender que os assistentes virtuais estão em todos os lugares, não só na área da saúde. Eles auxiliam o atendimento de bancos, restaurantes, supermercados, e-commerces e diversas outras empresas.
Também chamado de BOT, Internet bot ou web robot, é uma aplicação de software criada para simular ações humanas repetidas vezes e de maneira padrão, assim como um robô. Ele nasceu como um aliado às empresas a fim de melhorar a experiência do usuário, paciente ou cliente, além de aperfeiçoar a gestão e reduzir os custos do negócio.
Na área da saúde, o assistente virtual consegue realizar a ponte entre operadoras de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios e os pacientes, aprimorando e agilizando ainda mais esse contato.
É importante ressaltar que não estamos falando daqueles robôs antigos que não conseguiam entender o que o usuário estava falando ou digitando.
Isso porque essa tecnologia avançou muito, os BOTS são inovadores e sofisticados, desenvolvidos por equipes de inteligência artificial, linguistas e especialistas de fluxo de conversação que visam diálogos fluidos.
Já falamos sobre alguns recursos disponíveis pelas assistentes virtuais. Mas a tecnologia na saúde não para de evoluir e, cada vez mais, esses BOTS conseguem realizar outras tarefas. Abaixo, listamos as demandas que a inteligência artificial consegue suprir:
A mais inovadora função que a assistente virtual consegue realizar é a análise dos resultados de exames. Essa função, é claro, está disponível apenas nas versões mais sofisticadas da tecnologia.
Por meio de uma foto enviada ao consultório, a inteligência artificial analisa os resultados do paciente e responde se ele precisa tomar determinados cuidados ou marcar um retorno com o médico para novas avaliações.
Outra tarefa que o software médico consegue realizar é agendar ou cancelar consultas e exames, melhorando a experiência do paciente que recebe uma resposta na mesma hora.
Uma clínica que disponibiliza uma assistente virtual aos seus pacientes resolve o problema de responder as mensagens enviadas fora do horário comercial.
Afinal, muitos usuários não têm tempo de ligar para a clínica no horário que ela está funcionando. Assim, eles tentam agendar suas consultas em uma parte do dia em que a resposta não será imediata.
Além disso, não é necessária uma ligação. Apenas com uma mensagem de texto é possível marcar ou cancelar uma consulta.
Para se ter uma ideia, a assistente virtual Cloudia já trocou mais de 90 milhões de mensagens desse tipo com pacientes!
O software médico também auxilia na resposta das perguntas mais frequentes dos pacientes.
Ao invés de um colaborador da clínica gastar seu tempo respondendo perguntas como a localização do laboratório, horário de funcionamento, disponibilidade ou de determinado serviço do local, ele pode focar nas tarefas mais importantes enquanto a inteligência artificial realiza esse trabalho.
Os bots podem realizar uma espécie de triagem inicial a fim de entender qual é o atendimento necessário para aquele paciente.
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As assistentes virtuais possuem diversos benefícios e impactos na área da saúde. O primeiro deles é a comodidade do paciente. Isso porque ele não precisa ir até a clínica para saber se os seus exames estão bons, economizando em transporte e otimizando o seu tempo.
Além disso, é possível marcar ou cancelar consultas apenas com uma mensagem de texto que a assistente virtual rapidamente responderá. Também é possível realizar consultas online por meio da telemedicina, facilitando o acesso aquelas pessoas que moram longe dos grandes centros, aumentando ainda mais a comodidade.
Outro benefício é a redução de custos e melhor gestão de tempo dos colaboradores. Isso porque a assistente virtual ajuda em diversas demandas que uma secretária normal teria no dia a dia, como responder pacientes e marcar consultas, por exemplo.
Assim, os seus colaboradores conseguem focar em atividades mais importantes enquanto a assistente virtual faz parte de seu trabalho.
Também é importante lembrar que consultórios mais tecnológicos chamam a atenção e atraem mais os pacientes. Dessa forma, contar com recursos modernos faz com que a clínica passe uma sensação de atualização, trazendo novos clientes e fidelizando os antigos, já que a assistente virtual oferece muitas facilidades e comodidades.
Como você viu, os assistentes virtuais são ótimos recursos para automatizar serviços de saúde. Outra ferramenta que também auxilia na automatização e otimização da rotina médica são os softwares de gestão de clínicas.
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São softwares que simulam a ação humana de forma padronizada e repetida na internet. Eles são utilizados em diversos veículos para executar tarefas de maneira automatizada.
Se você precisa otimizar o tempo dos seus colaboradores e automatizar algumas tarefas, como marcação de consultas, a assistente virtual pode te ajudar.
Uma assistente virtual responde os pacientes sobre agendamentos e cancelamentos de consultas, dúvidas frequentes e analisa exames.