Na realidade em que vivemos, é difícil imaginar a prática da Medicina sem o suporte da tecnologia. A disseminação dos aplicativos de saúde mostra como esse recurso tem se fortalecido.
São muitas funcionalidades disponíveis na palma da mão que facilitam o dia a dia de uma clínica médica – desde o atendimento até a gestão.
Se você quer atualizar os seus dispositivos móveis com os melhores aplicativos de saúde para otimizar a sua rotina, fique atento à seleção que fizemos neste texto!
Caso você ainda não tenha certeza de que precisa acompanhar os aplicativos de saúde, vamos trazer dois argumentos e mostrar por quais razões não há como ignorá-los.
O primeiro argumento você já deve ter percebido no seu consultório médico: os pacientes estão utilizando a tecnologia para conhecer mais sobre a própria saúde.
Os aplicativos oferecem autonomia de pesquisa. Por um lado, isso significa um acesso democrático às informações. Em contrapartida, existe o risco da interpretação incorreta.
Nesse aspecto, você tem a responsabilidade de orientar seus pacientes sobre a melhor forma de utilizar os aplicativos médicos.
O segundo é que as ferramentas tecnológicas são uma tendência em várias profissões. Com a Medicina não é diferente!
Segundo uma pesquisa da Associação Paulista de Medicina (APM), 62% dos médicos já utilizam tecnologias de armazenamento de dados ou compartilhamento de informações.
A ampla adoção da tecnologia pelos profissionais está associada às diversas utilidades no cotidiano da assistência em saúde.
Por isso, vale a pena experimentar o que os aplicativos de saúde têm a oferecer! Veja, a seguir, quais são as nossas indicações.
A Classificação Internacional de Doenças (CID) é uma fonte de informações bastante conhecida e utilizada por profissionais de saúde.
O aplicativo CID-10 Pro facilita a consulta ao banco de dados atualizado periodicamente pelo DataSUS.
Disponível para IOS e Android.
Com mais de 200 funcionalidades, este aplicativo realiza cálculos complexos e auxilia o médico com classificações e escalas.
É possível calcular deficit hídrico, variação de sódio, taxa de produção urinária, manejo de infusão, entre outros. O app também traz a escala de coma de Glasgow nas versões clássica e pediátrica.
Disponível para IOS e Android.
Este aplicativo oferece um banco de dados extenso sobre medicamentos, formas de aplicação, informações relacionadas à prescrição e interações entre fármacos.
Disponível para IOS e Android.
Neste aplicativo, profissionais de saúde residentes em mais de 190 países compartilham experiências sobre casos clínicos, diagnósticos e procedimentos.
Um ambiente propício para aperfeiçoamento contínuo das práticas utilizadas em clínicas médicas.
Disponível para IOS e Android.
No Brasil, este é um dos aplicativos de saúde mais populares entre profissionais.
Com download gratuito, o app armazena dados de todas as opções de medicamentos genéricos disponíveis no país.
A pesquisa por remédios pode ser feita pelo nome popular ou princípio ativo. Também se pode consultar fabricantes e bulas disponibilizadas pela Anvisa.
Disponível para IOS e Android.
Em inglês, este aplicativo oferece informações generalizadas sobre práticas comuns em clínicas médicas.
O app aborda protocolos de atendimento, diagnósticos, exames e medicamentos. Além disso, traz notícias e publicações científicas na área da saúde.
Disponível para IOS e Android.
Com este aplicativo, médicos e profissionais de saúde em geral conseguem visualizar simulações de cirurgias em 3D.
São contempladas 25 especialidades médicas e 50 diferentes procedimentos. As simulações permitem entender a evolução das operações passo a passo.
Disponível para IOS e Android.
O Yellowbook é um guia rápido sobre condutas médicas. Ele apresenta milhares de conteúdos para ajudar os profissionais durante as suas consultas.
O aplicativo contém informações sobre:
O conteúdo do aplicativo é atualizado constantemente e seus desenvolvedores são médicos, portanto trata-se de uma ferramenta totalmente confiável.
Disponível para IOS e Android.
O principal benefício dos aplicativos de saúde é a agilidade. Esse fator, determinante no cotidiano de uma clínica médica, é mais facilmente alcançado com suporte tecnológico.
Já imaginou digitar laudos por reconhecimento de voz? Essa já é uma realidade!
Com os apps, você pode checar rapidamente informações antes ou durante uma consulta médica. Também tem a chance de se atualizar sobre temas relevantes para a sua área de atuação de maneira fácil e prática.
A pandemia deixou ainda mais evidente como a tecnologia tem revolucionado a área da Saúde. Muitas atividades puderam ser feitas em segurança por meio da telemedicina.
Quando utilizados a partir dos preceitos éticos da profissão, softwares e aplicativos têm potencial para aumentar a produtividade e eficiência dos serviços prestados.
O Fegoow Clinic, por exemplo, permite desde a automação da gestão de agendas, até o prontuário eletrônico, financeiro e autorização de convênios.
São mais de 200 funcionalidades à disposição em interface intuitiva. Toda a gestão clínica se torna mais assertiva.
Não deixe de avaliar como a automatização pode beneficiar a sua clínica médica!Faça o download do nosso e-book sobre o assunto e veja dicas valiosas para aproveitar a tecnologia da melhor forma.
Preencha agora nosso formulário e ganhe anamneses prontas gratuitamente!
Ao utilizar aplicativos de saúde, você acompanha as tendências da Medicina e se sente preparado para orientar seus pacientes sobre o uso da tecnologia.
Os aplicativos de saúde agilizam o acesso à informações durante a rotina na clínica médica e oferecem funcionalidades variadas em um mesmo local.
O médico terá suporte na realização dos atendimentos e em tarefas de gestão. Já o paciente se beneficiará com a precisão que a tecnologia pode oferecer.