Como implementar a análise SWOT na sua clínica médica?
Você é administrador e quer saber como aplicar a análise SWOT em sua clínica médica? Então, este conteúdo é para você!
Tanto a estratégia quanto a gestão de uma clínica depende de entender a sua realidade. Portanto, analisar os fatores internos e externos que influenciam o seu negócio é algo fundamental.
Continue a leitura deste post para descobrir como utilizar a análise SWOT a seu favor, a fim de tomar decisões mais assertivas para a sua empresa!
O uso da análise SWOT na clínica médica
Administrar uma clínica não é algo fácil. Você precisa conhecer bem o seu negócio para tomar as melhores decisões.
Sendo assim, a análise SWOT na clínica médica convida o gestor a olhar para o que é essencial. O método é simples, mas de grande valia.
Basta você preencher um quadro, organizado em 4 (quatro) categorias tanto de aspectos internos quanto externos da clínica:
Internos
Os aspectos internos são itens sob o controle da clínica e que podem ser mudados:
- Forças: são as características da clínica que representam vantagens de mercado;
- Fraquezas: são os elementos de desvantagem que precisam ser mudados.
Externos
São os fatores sobre os quais a clínica não tem muito controle:
- Oportunidades: são os acontecimentos relativos ao mercado de saúde favoráveis à clínica;
- Ameaças: são os acontecimentos que podem prejudicar os negócios da clínica.
Depois de preencher este quadro, você terá um panorama geral sobre a situação da sua empresa bem como do mercado no qual ela está inserida.
Estas informações serão úteis tanto para guiar a gestão da sua clínica, quanto para criar uma estratégia de negócios.
Como usar a análise SWOT na sua clínica médica?
Você pode dividir a tarefa em 2 (duas) etapas, começando pelos elementos internos.
Sendo assim, procure dados que sirvam como base para definir as forças e fraquezas da sua clínica.
Uma boa forma de fazer isso é aplicando pesquisas de satisfação com os seus pacientes, analisando os resultados financeiros, falando com os colaboradores e assim por diante.
Na segunda parte, você irá preencher as oportunidades e ameaças. Aqui, será preciso examinar o mercado ao qual sua clínica pertence.
Portanto, pesquise sobre mudanças na lei, economia, inovações tecnológicas, empresas concorrentes ou possíveis parceiras. Enfim, tudo o que pode influenciar seu negócio.
Exemplo de aplicação da análise SWOT em clínica médica
Confira, a seguir, um exemplo de aplicação da análise SWOT em uma clínica médica:
Forças
- Equipe qualificada e que presta um atendimento eficiente;
- Sala de espera nunca fica lotada. Além disso, os pacientes não precisam esperar muito;
- Pesquisas com os pacientes mostram que a maioria deles recomendaria a clínica para amigos e familiares.
Fraquezas
- Marketing da clínica está trazendo poucos novos clientes;
- Clínica mau localizada;
- Consultas marcadas em uma agenda de papel.
Oportunidades
- Clínica procurando parceiros para dividir um espaço de coworking;
- Cursos para treinamento da equipe;
- Inovações tecnológicas para otimização dos processos da clínica.
Ameaças
- Crise econômica acentuada;
- Fornecedores de materiais que aumentam os preços;
- Concorrentes com preços mais atrativos.
Para aproveitar todo o potencial dessa ferramenta, é importante fazer a análise com certa frequência. Assim, você pode estipular metas e verificar seu sucesso ao longo do tempo.
Como avaliar o resultado da análise SWOT na clínica médica?
Para avaliar os resultados, você precisa cruzar as informações das categorias internas e externas, observando a sua relação.
Cada combinação diz algo diferente sobre a posição da clínica no mercado. Assim, você pode traçar uma estratégia mais assertiva para o seu negócio.
Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada combinação:
Forças x oportunidades
As forças da clínica estão alinhadas com as oportunidades do mercado. Ou seja, você não precisa fazer qualquer modificação na empresa para aproveitar um cenário vantajoso.
Exemplo: cresceu a demanda por serviços da especialidade da sua clínica e você já conta com profissionais qualificados para atender mais pacientes.
Portanto, sua estratégia pode ser a de expansão do negócio. Ou seja, você pode investir mais em divulgação para garantir a liderança no seu nicho.
Forças x ameaças
Aqui, o cenário não é favorável para a clínica, mas suas forças são capazes de conter os efeitos prejudiciais dos fatores externos.
Exemplo: a crise econômica está afetando os serviços de saúde, mas você já conquistou em anos anteriores uma boa quantia de pacientes fiéis e que garantem a estabilidade financeira da sua clínica.
Neste caso, a estratégia deve ser mais cautelosa. É preciso analisar as necessidades do mercado e ficar atento às movimentações dos concorrentes.
Talvez seja possível uma reação, mas é importante não assumir riscos desnecessários.
Fraquezas x oportunidades
Nesta situação, os fatores externos são favoráveis, mas a clínica ainda não está em boas condições de aproveitar oportunidades.
Exemplo: as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e aumentou a demanda por consultas, mas a clínica não tem profissionais suficientes para atender a nova demanda.
Neste cenário, o gestor pode fazer mudanças e aproveitar o momento favorável. Assim, a estratégia é de crescimento, contratando novos profissionais e investindo na infraestrutura da clínica.
Fraquezas x ameaças
Esta é a combinação mais desafiadora de todas. Quando essas categorias predominam na análise, significa que os fatores externos atingem exatamente os pontos mais frágeis da clínica.
Exemplo: um projeto de lei é aprovado em sua cidade, estipulando um tempo mínimo de espera. No entanto, a fraqueza da sua clínica é justamente a demora da fila.
Diante desta ameaça, a estratégia é se adequar à nova realidade. A clínica deve passar por uma reorganização interna, eliminar este ponto fraco e garantir sua sobrevivência.
Estes exemplos nos mostram que apesar da análise SWOT na clínica médica ser algo simples, ela precisa de muita atenção e preparo do administrador.
Agora que você já sabe como analisar os elementos importantes para a sua gestão e planejamento, chegou a hora de se aprofundar no assunto.
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Perguntas frequentes:
Por que fazer análise SWOT na clínica médica?
Para ter um diagnóstico preciso da sua clínica e do mercado no qual ela está inserida. Desse modo, você tem as informações necessárias para a gestão da clínica e o plano estratégico.
Como usar a análise SWOT na sua clínica médica?
Colhendo dados objetivos da sua clínica para definir as forças e fraquezas, e pesquisando as oportunidades e ameaças que influenciam o mercado de saúde.
Como avaliar o resultado da análise SWOT na clínica médica?
É preciso comparar as informações das categorias internas (forças e fraquezas) com as externas (oportunidades e ameaças). A combinação entre estes elementos irá mostrar a situação em que a clínica está perante o mercado.