16 Fevereiro 2023

Agência de marketing médico: como escolher a do seu consultório?

Está buscando uma agência de marketing médico e percebeu a quantidade de empresas desse tipo existem no mercado? Diante de tantas opções não é fácil entender qual delas trará os melhores resultados para o seu consultório.


Para te ajudar nessa decisão, preparamos este conteúdo sobre o que você deve avaliar antes de escolher a agência de marketing médico ideal para o seu consultório. 


Confira os próximos tópicos para saber quais as características de uma boa agência especializada no setor de saúde!


Por que investir em marketing digital para médicos?


Antes de escolher uma agência de marketing médico, é importante estar ciente das razões para se investir numa estratégia voltada também para o digital. 


O estudo “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, revela que 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. Esses números mostram que esse tipo de publicidade traz excelentes resultados. 


Especificamente na área médica, quais são os benefícios de investir no marketing digital? Dentre os principais, destacamos:


  • Relação custo-benefício: o valor gasto com publicidade online é inferior ao consumido no marketing tradicional;

  • Retorno sobre o investimento (ROI): com a ajuda de uma boa estratégia de marketing digital, o consultório atrai novos clientes e fortalece a sua imagem. Dessa forma, os lucros superam o investimento;

  • Alcance: o marketing médico propaga os serviços, produtos e a marca para “os quatro cantos” da internet. Isso significa publicidade em mídias sociais, blogs, sites, plataformas de serviços médicos e anúncios patrocinados (Google Ads e Facebook Ads);

  • Interação com o público-alvo: as pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais e em outros formatos de mídias. Quando o consultório está presente nesses canais, você interage com possíveis pacientes, gerando uma maior proximidade com eles;

  • Credibilidade e autoridade: a produção de conteúdo digital é essencial para que o consultório ganhe autoridade e credibilidade perante o público e a área médica. Esses conteúdos devem incluir dicas, dados, soluções e temas que tratem de saúde e qualidade de vida.


A partir dessas considerações, a escolha de uma agência de marketing médico deverá considerar os resultados dentro do contexto de suas estratégias digitais.


Como escolher a agência de marketing médico do seu consultório?


O processo de escolha de uma agência de marketing médico deve ser feito com muita cautela. Afinal, a publicidade médica possui características muito diferentes dos outros setores. O marketing em saúde deve ser feito dentro de normas específicas. 


Mais do que vender os serviços médicos, o objetivo é consolidar a credibilidade do seu consultório. A partir desse elemento, associado a um bom atendimento, você atrai e fideliza seus clientes.


Sendo assim, elencamos os principais fatores que você precisa analisar para fazer uma boa escolha:


Verifique se a agência segue as normas da publicidade médica


O primeiro passo é verificar a credibilidade e conformidade da agência com as regras da publicidade médica. Essas normas são disponibilizadas na Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM). 


Para descobrir se a agência segue ou não essas regras, basta observar os anúncios publicitários e outras estratégias utilizadas pela agência.


Por exemplo, o CFM proíbe a divulgação sobre aparelhos e equipamentos como uma maneira de diferenciar o tratamento realizado. Utilizar fotos de pacientes no modelo “antes e depois” também não são autorizadas, bem como a promessa de resultados. 


Quando a agência não segue essas diretrizes, o consultório pode ser responsabilizado judicialmente por descumprimento do Código de Ética Médica. Além disso, a imagem do médico responsável pelo consultório pode ser comprometida.


Confira o portfólio das agências


Quem são os clientes e quais resultados a agência de marketing médico já entregou? Para obter essa resposta, verifique o portfólio da empresa. Geralmente, essas informações ficam no site oficial da agência nas seções “casos de sucesso”, “nossos clientes”, “resultados obtidos” ou termos similares.


Você também pode acessar o blog da empresa em busca de artigos que falem sobre os casos de sucesso com determinados clientes. Esses conteúdos costumam ser narrativas bem descritivas. Aproveite também para navegar pelas redes sociais da agência em busca de mais informações sobre os trabalhos realizados.


Pesquise as avaliações e comentários no Google


Faça uma pesquisa de comentários e avaliações no Google para conferir a reputação da agência. Para isso, existem algumas ações simples:


  • Digite o nome da empresa e leia as recomendações na caixa de divulgação do negócio que aparece no canto direito da página do Google;

  • Busque por fóruns ou sites de reclamações e avaliações de consumidores, como o Reclame Aqui. Esses portais costumam exibir não só os comentários como também as notas de avaliação dadas a uma empresa;

  • Digite o nome da empresa junto aos termos “reclamações” ou “avaliações”. Aparecerá uma lista de endereços nos quais a agência foi citada de forma positiva ou não.


Além dessas práticas, uma dica interessante é tentar conversar com as pessoas que deixaram seus comentários. Talvez, possa replicar um comentário por meio de uma pergunta específica ou deixar um questionamento em aberto para respostas.


O importante é se informar. Não tenha receio de perguntar sobre recomendações das agências. Afinal, tanto o Google quanto outros portais estão na internet justamente para transmitir ou espalhar informações.


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Por meio da integração com os dados armazenados no software Feegow Clinic, criamos uma estratégia de fidelização e retenção de clientes. A ideia é aproximar a clínica de seus pacientes por meio da comunicação. O que acha de conhecer melhor o Feegow Marketing e inovar o marketing médico? Acesse agora mesmo o nosso site e confira o nosso portfólio!

Perguntas frequentes:

O que é marketing digital para médicos?

Significa um conjunto de estratégias e ações que ajudam o profissional da saúde a entregar valor, atrair e reter pacientes.

Posso fazer meu próprio marketing médico?

Devido à complexidade que envolve as estratégias de marketing, o indicado é que o médico conte com uma agência especializada.

Onde verificar as normas de publicidade médica?

Essas normas estão elencadas na Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM).