Você já ouviu falar em acreditação ONA? Saiba que, com esse certificado, a sua clínica pode ganhar mais credibilidade e participar de um programa de melhoria contínua!
Continue lendo e descubra o que é a acreditação ONA, como obter na sua clínica e quais são os seus benefícios.
Antes de explicar o que é a acreditação, precisamos entender o que significa a sigla ONA.
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos. Seu objetivo é aprimorar a gestão, a segurança e a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação.
A acreditação ONA é uma metodologia de avaliação que promove a qualidade desses serviços. As organizações buscam a certificação de forma voluntária, pois não é um processo fiscalizatório, e sim educativo.
O certificado é concedido às empresas que atendem aos padrões preestabelecidos pela ONA. Para estimular a melhoria contínua, ele tem prazo de validade e o programa é revisto periodicamente.
Além da ONA, existem outras ferramentas de qualidade em gestão. Antes de falar sobre elas, precisamos diferenciar acreditação de certificação.
Da mesma forma que a acreditação, a certificação é uma avaliação elaborada a partir de critérios previamente estabelecidos. No entanto, eles são mais genéricos e se referem a gestão e otimização de processos.
A acreditação, por sua vez, realiza uma análise mais profunda. Além de considerar a metodologia de gestão de uma empresa, ela avalia também aspectos técnicos. Isso possibilita uma melhoria mais ampla dentro da instituição.
A ISO é uma organização não governamental fundada em Londres e, depois, transferida para Genebra.
A ONG possui representação em 165 países e atua na unificação de normas técnicas. No Brasil, ela é representada pela ABNT.
ISO 9001 é um conjunto de normas que as empresas precisam observar para obter a certificação. Os critérios atestam se um negócio é capaz de otimizar processos internos e aumentar a satisfação dos clientes.
A ONA possui 3 (três) níveis de acreditação. Eles possuem exigências diferentes e são organizados em uma hierarquia.
Cada nível demonstra um diferente grau de maturidade e desenvolvimento do negócio:
A organização cumpre em pelo menos 70% os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividade da instituição, tanto em aspectos estruturais como assistenciais. O certificado vale por 2 (dois) anos.
A organização cumpre, em pelo menos 80%, os padrões de qualidade e segurança, ou em 70% os padrões de gestão integrada.
Além disso, é preciso demonstrar que os processos ocorrem de maneira fluída e plena entre as atividades. O certificado vale por 2 (dois) anos.
A organização cumpre em pelo menos 90% os padrões de qualidade e segurança, em 80% os padrões de gestão integrada ou em 70% os padrões de excelência em gestão.
É preciso demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado vale por 3 (três) anos.
Essa avaliação organizada em níveis possibilita uma evolução gradual, pois as empresas têm a oportunidade de melhorar sua avaliação a cada vez que o certificado expira.
Para obter a acreditação ONA, a organização deve observar os critérios de elegibilidade:
O próximo passo é entrar em contato com uma das instituições credenciadas. São elas que conduzem as etapas para a acreditação ONA.
A instituição credenciada irá planejar a visita, realizar a avaliação e elaborar o relatório. Em seguida, será emitido um parecer relativo ao processo.
A clínica deve efetuar o pagamento da taxa junto à Organização Nacional de Acreditação.
É importante ressaltar que o órgão garante o sigilo de todas as informações cedidas pelas empresas de saúde durante a verificação.
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Ter sua clínica acreditada pela ONA traz uma série de benefícios. Confira os principais:
Por ser um programa voluntário e educativo, é possível evoluir de maneira gradual e planejada.
A implementação de processos mais eficientes se reflete diretamente no uso dos recursos da clínica ou consultório.
A melhora no ambiente de trabalho aumenta o bem-estar e faz com que a equipe se sinta evoluindo junto a empresa.
Os padrões ONA são reconhecidos internacionalmente, sendo que a organização atua no Brasil desde 1999 para a melhoria dos cuidados com o paciente.
O processo de avaliação ajuda os gestores a identificar os problemas. Assim, eles podem encontrar soluções de forma mais rápida.
Toda melhora nos padrões de qualidade e segurança impacta a experiência do paciente, que passa a se sentir melhor acolhido.
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É uma metodologia que avalia empresas de saúde e concede um certificado para aquelas que cumprem os critérios de segurança e qualidade definidos pela ONA.
Os níveis de acreditação ONA são os seguintes: Nível 1 - Acreditado; Nível 2 - Acreditado Pleno e; Nível 3 - Acreditado com Excelência.
Depois de verificar se a empresa é elegível para obter a certificação, é preciso entrar em contato com uma instituição credenciada, que deve agendar uma visita para efetuar a avaliação e elaborar um parecer.