10 filmes de Medicina para você assistir em casa

Há poucos recursos mais efetivos para despertar a nossa sensibilidade do que a arte. Você já imaginou como os filmes de Medicina podem transformar a sua atuação na área?

Dedicar o tempo livre para assistir a um bom filme vai ajudar você a se reconectar com os aspectos humanos inerentes à profissão.

É por isso que fizemos uma seleção de filmes de Medicina para você se deixar envolver por belas histórias – sejam elas inspiradas em fatos reais ou ficção.

Por que assistir a filmes de Medicina?

Durante a rotina da clínica médica, você precisa ficar atento a muitos detalhes, o que leva ao cansaço e ao desgaste mental.

Sendo assim, os períodos de descanso e lazer são essenciais e devem ser prioridade na agenda semanal. Inclusive, esses momentos podem ser propícios para reflexões sobre a profissão.

Os filmes de Medicina falam sobre experiências de pessoas envolvidas nas mais variadas situações, em geral de forma emocionante.

Esse ingrediente sensitivo faz toda a diferença na humanização do atendimento e gestão de uma clínica médica.

A importância é tanta que o cinema é considerado como uma ferramenta a ser explorada na formação de profissionais da área.

Além disso, muitos documentários e longas metragens inspirados em histórias reais são meios para se informar sobre a evolução de especialidades da Medicina.

Veja abaixo nossa seleção de filmes de Medicina, desde produções da década de 90 até as mais recentes.

10 filmes de Medicina que vale a pena assistir em casa

1. Tempo de Despertar (1990)

Na década de 60, o neurologista Malcolm Sayer (Robin Williams) começa a trabalhar em um hospital psiquiátrico e leva um olhar humanizado aos pacientes internados.

Inspirado no livro autobiográfico do médico Oliver Sacks, este filme indicado ao Oscar mostra como a mudança na condução do tratamento pode impactar a qualidade de vida das pessoas.

2. O Óleo de Lorenzo (1992)

Um menino é diagnosticado com a doença degenerativa chamada Adrenoleucodistrofia (ALD) e tem o prognóstico de sofrimento e morte em até 2 anos.

Os pais, Michaela (Susan Sarandon) e Augusto (Nicki Nolte), dedicam-se a pesquisar a evolução da doença, buscando métodos para salvar o filho.

Lorenzo viveu até os 30 anos de idade e as descobertas de seus pais marcaram a história da Medicina.

3. Patch Adams – O amor é contagioso (1998)

Hunter Adams (Robin Williams) é internado em um hospital psiquiátrico após tentativa de suicídio.

Com a vivência no local, resolve cursar a faculdade de Medicina para ajudar as pessoas, contrariando métodos tradicionais da profissão.

Emocionante, este filme mostra que não há nada mais poderoso do que o amor.  

4. Mãos Talentosas (2009)

Ben Carson (Cuba Gooding Jr.) viveu uma infância pobre e problemática em Detroit.

Contrariando expectativas, ele se torna neurocirurgião e diretor do Centro de Neurologia Pediátrica no Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos.

Este filme biográfico revela uma história de superação e apoio materno incondicional.

5. Decisões Extremas (2010)

John (Brendan Fraser) e Aileen (Keri Russell) têm três filhos – dois deles sofrem da doença de Pompe, com estimativa de vida próxima aos 9 anos de idade.

O casal conhece o trabalho do pesquisador Robert Stonehill (Harrison Ford) e resolve largar tudo para desenvolver um medicamento que pode salvar a vida dos filhos.

6. Contágio (2011)

Mais recente do que nunca, este filme mostra os esforços ao redor do mundo para conter a pandemia de um vírus letal e altamente contagioso.

A história expõe a doença por diversas óticas, desde a reação das pessoas até os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate.

Por outro lado, também aparece o trabalho da comunidade científica para desenvolver uma vacina que consiga barrar a disseminação do vírus.

7. Intocáveis (2011)

Philippe (François Cluzet), um aristocrata rico, fica tetraplégico após sofrer um acidente e precisa de cuidados pessoais constantes.

Decide, então, contratar Driss (Omar Sy) como assistente. Um jovem sem experiência com pessoas nas condições de Philippe e com muitos problemas familiares.

Ao longo do tempo, os dois se tornam amigos e aprendem sobre as realidades totalmente distintas em que vivem.

8. Clube de Compras Dallas (2013)

Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um eletricista que recebe o diagnóstico de AIDS na década de 80.

Descontente com os tratamentos oferecidos pela Medicina na época, Ron decide contrabandear medicamentos do México.

Embora não autorizadas nos Estados Unidos, as drogas apresentam efeito positivo sobre seu prognóstico, o que gera um grande debate no âmbito médico e jurídico.

9. Para sempre Alice (2015)

Doutora em linguística, Alice Howland (Julianne Moore) é uma professora e pesquisadora reconhecida na área em que atua.

Mas a vida de Alice muda quando, depois de episódios de esquecimento e confusão mental, é diagnosticada com Alzheimer.

10. Bem-vindo a Marly-Gomont (2016)

O médico Seyolo Zantoko (Marc Zinga) acaba de se formar no Congo, seu país natal.

Depois de receber uma proposta para trabalhar como médico em Marly-Gomont, uma pequena cidade na França, ele se muda com a família.

Seyolo encontra uma realidade conservadora e preconceituosa e passa por diversas dificuldades até conquistar a confiança da população local.

O poder dos filmes sobre a estratégia de marketing médico

Os filmes de Medicina podem ser uma bela inspiração para as ações de marketing da sua clínica.

Com base nessas histórias, você capta temas e abordagens com potencial para render conteúdos de blog ou podcasts, por exemplo.

Os sentimentos dos personagens são características que conectam todas as pessoas, porque tratam de assuntos comuns à vida humana. 

Por isso, vale a pena assistir aos filmes de Medicina com um olhar analítico, que permita reconhecer oportunidades para a comunicação da sua clínica médica.Esteja preparado para desenvolver estratégias assertivas online! Baixe o nosso e-book sobre redes sociais para médicos, com um guia completo para ajudar você nessa jornada.


Transforme sua Saúde!

Preencha agora nosso formulário e ganhe anamneses prontas gratuitamente!

Perguntas frequentes:

Por que assistir a filmes de Medicina?

Assim, você poderá se entreter e, ao mesmo tempo, refletir sobre a prática da Medicina em diferentes condições, aprimorando o seu olhar humanizado para a profissão.

Quais filmes de Medicina vale a pena assistir?

São muitas opções de filmes de Medicina para assistir, desde ficção até histórias reais e documentários. Veja a nossa seleção de 10 filmes, neste post!

Como usar filmes para criar conexão com o paciente?

As histórias dos personagens tratam de assuntos comuns à vida humana - e são esses aspectos que conectam pessoas.