Como tornar o atendimento da teleconsulta mais humanizado?
A telemedicina já se tornou normal no mundo em que vivemos. Hoje, conseguimos atender pacientes de todos os outros estados do Brasil sem que alguém precise se deslocar. Isso ajuda a saúde a se tornar cada vez mais democrática, sendo uma grande vantagem para a nossa população.
Porém, você já ouviu falar no atendimento de teleconsulta humanizado? São algumas técnicas que fazem o paciente esquecer de que ele está vendo seu médico pelo computador e se sente mais próximo.
Quer entender porque o atendimento em teleconsulta deve ser humanizado, os seus benefícios e algumas dicas para fazer isso no seu consultório? Então continue a leitura! Neste conteúdo, vamos falar tudo sobre o assunto!
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Por que o atendimento em teleconsulta deve ser humanizado?
O atendimento humanizado é uma prática de medicina pautada na empatia, exclusividade, compreensão e respeito do paciente quando estão em teleconsulta.
Essa forma de atender deixa de lado os roteiros prontos e traz ao paciente uma visão personalizada e única, já que cada cliente é um. Isso valoriza as suas necessidades e leva em conta fatores pessoais da sua vivência
Apesar de parecer, essa prática não é nova. Ela já vem sendo explorada antes de pensarmos em telemedicina. Porém, com a pandemia e o avanço tecnológico, ela se fez necessária no mundo digital em que vivemos.
Assim, trazer uma prática mais humanizada ao seu consultório é sinônimo de estabelecer um diálogo atencioso, diagnósticos que considerem a história do paciente e as suas necessidades, proporcionando um serviço mais completo e digno.
Não só na teleconsulta, mas também no consultório presencial, o paciente não deve ser visto como um mero comprador, mas sim alguém que o médico visa ajudar a ter um estilo de vida melhor sem dores ou queixas.
Benefícios do atendimento humanizado
Além dos diversos benefícios que já citamos, o atendimento humanizado na saúde traz aos pacientes maior confiabilidade e menor preocupação com processos engessados, longos e complexos no atendimento ao cliente.
Outra grande vantagem do atendimento humanizado é a aproximação com o paciente. Isso porque essa abordagem permite que ele se sinta mais acolhido e confortável para dividir seus problemas e dores, tornando o diagnóstico mais fácil e assertivo. Dessa forma, você consegue ganhar mais confiança dos seus pacientes.
Dicas para deixar a teleconsulta mais humanizada
Como a telemedicina ainda é muito nova no Brasil, as dicas para tornar esse atendimento melhor não são óbvias. Os médicos podem aprender todos dias como tornar a consulta melhor e mais humanizada.
Por isso, abaixo listamos algumas orientações para melhorar a sua consulta!
Tenha um ambiente tranquilo
A primeira dica é preparar o ambiente para que ele seja tranquilo. Ele é fundamental para transmitir profissionalismo e confiança ao paciente. Não é só porque você está fazendo a consulta online que ela pode ser realizada em qualquer lugar.
Por isso, opte por lugares tranquilos, sem barulhos, com boa iluminação e conexão à internet.
Afinal, ninguém quer conversar com um médico e a chamada ficar travando ou que tenha barulhos externos. Dessa forma, priorize que seu ambiente de trabalho seja como um bom consultório.
Tenha uma comunicação clara
Mesmo em consultas presenciais o atendimento humanizado ao cliente e a comunicação clara se faz necessária. Na sua clínica, você deve priorizar a clareza, objetividade e empatia, não importando se o atendimento é presencial ou por meio da telemedicina.
Para isso, é necessário que o médico tenha uma comunicação clara e objetiva, evite elementos não verbais e termos muito técnicos. Lembre-se de que a acessibilidade e a didática é uma qualidade de qualquer profissional.
Informe sobre as limitações da Teleconsulta
Por lei, é necessário que antes de qualquer atendimento por teleconsulta, o médico fale das limitações daquele veículo. Isso mostra ao paciente honestidade, mas também é importante deixar claro que as suas demandas serão atendidas da melhor forma possível.
Escute bem o paciente
Antes de falar qualquer coisa, é necessário escutar o que o seu paciente tem a dizer. Deixe-o comunicar suas dores, queixas e inseguranças. Escute-o da melhor forma, sem querer dar um diagnóstico rápido e acabar a consulta logo.
Você precisa mostrar a ele que domina os assuntos e que ele é importante para você. Para isso, não o corte durante a sua fala e espere ele terminar de falar para realizar mais perguntas sobre as suas queixas.
Utilize uma plataforma segura
Por fim, utilize uma plataforma segura e que atenda às suas necessidades e as demandas do paciente. Preserve todos os dados com resguardo e mostre ao seu cliente que nada será vazado, mesmo estando em ambientes digitais. Agora que você já sabe implementar o atendimento por teleconsulta humanizado, que tal dar uma olhada no nosso ebook “Guia de gestão para abrir seu consultório”. Nele, damos diversas dicas sobre atendimento humanizado e como angariar novos clientes. Não deixe de ler e otimizar ainda mais suas consultas e sua clínica!
Perguntas frequentes:
O que é o teleatendimento?
O teleatendimento é uma modalidade de atendimento online, via plataformas de comunicação de vídeo, como o Zoom ou o Google Meet. Com ele, um médico de São Paulo consegue ter uma consulta com pacientes de outro estado.
Como a humanização do atendimento pode ajudar?
A prática do atendimento humanizado ajuda o seu consultório a estabelecer um diálogo atencioso e diagnósticos que levem em consideração a história do paciente e as suas necessidades, proporcionando um serviço mais completo e digno.
É possível deixar o atendimento da teleconsulta mais humanizado?
Sim! Você pode deixar seu atendimento via teleconsulta mais humanizado com algumas dicas. São elas: comunicação clara, informar sobre as limitações da teleconsulta, escutar bem o paciente e ter um ambiente tranquilo.